Bolsa de Investigação do Instituto Arqueológico Alemão 2024 – Candidaturas Abertas

Estão abertas as candidaturas à Bolsa de Investigação do Instituto Arqueológico Alemão para o ano de 2024. No âmbito dos acordos de colaboração entre o Instituto Arqueológico Alemão (IAA) e o Património Cultural, Instituto Público…

 

INFORMAÇÃO

Por motivos de ordem técnica, informamos os nossos visitantes que o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, se encontra temporariamente encerrado ao público. Agradecemos a compreensão.

 

Concurso para projeto de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea recebeu 29 propostas

Ao todo foram 29 os trabalhos apresentados ao concurso internacional de conceção do projeto de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC). Lançado em dezembro de 2023, cabe agora ao Património Cultural,…

 

Bioarqueologia à mesa: atualidade e futuro

Quais são os desafios e perspetivas de futuro para a Bioarqueologia portuguesa? Foi esta a pergunta que esteve no centro do debate que no dia 25 de março juntou em Évora mais de 70 profissionais…

 

Campanha de divulgação nacional DIMS 2024

Arrancamos hoje com a divulgação nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024 (DIMS 2024), que se assinala no próximo dia 18 de abril, sob o tema “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta…

 

Concurso escolar “IDEIAS PARA UM TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL”

Já estão abertas as inscrições para o concurso “Ideias para um Território Sustentável”, que desafia os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das escolas de todo o país a contribuírem com ideias para compreender,…

 

Pintura do Vale do Varosa em Guia Ilustrado

“Cinco Séculos de Pintura. Guia ilustrado da pintura no Vale do Varosa e Museu de Lamego” é o título da obra que percorre 500 anos de encomenda artística e nomes maiores da pintura portuguesa, numa…

 

“Filigrana de Gondomar”

Decorreu no passado dia 1 de março a entrega da placa “Filigrana de Gondomar”, no âmbito da inscrição desta prática em outubro de 2023 no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI). A iniciativa, que…

 

“Catástrofes e conflitos à luz da carta de Veneza” é o tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024

Já é conhecido o tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024, que se celebra anualmente no dia 18 de abril. “Catástrofes e conflitos à luz da carta de Veneza” propõe um olhar sobre…

 

World Monuments Watch 2025

O World Monuments Fund (WMF) lançou mais uma edição do World Monuments Watch. As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 15 de março. O World Monuments Watch é um programa que associa a conservação…

 

Prémios Nacionais de Arquitetura – FORMA 2023

Encontra-se aberto até ao próximo dia 15 de março o período de candidaturas para a 2.ª edição dos Prémios FORMA – Prémio Nacional de Arquitetura em Portugal. O Património Cultural, I.P. é parceiro institucional desta…

 

“Faro Convention” debate desafios à gestão patrimonial

Entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) recebe a primeira edição da conferência internacional “Faro Convention”. Serão cinco dias de debate sobre os…

 

Património Cultural integra júri do concurso para reabilitação do Estádio Nacional

O Património Cultural, Instituto Público (PC, IP) integra o júri do concurso de arquitetura para reabilitação do Estádio Nacional, em Lisboa, que na sua fase inicial irá selecionar as cinco melhores propostas de intervenção neste…

 

Semana Santa e Festa do Espírito Santo em Sardoal são Património Imaterial

O município do Sardoal, em Santarém, vive anualmente um período de Quaresma e Semana Santa fortemente ritualizadas. Uma vivência que agora está inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI). A Semana Santa e…

 

Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto é Património Imaterial

Começou por ser uma técnica de defesa/ataque, afirmando-se posteriormente como uma atividade lúdica. O Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto é agora Património Cultural Imaterial. O Jogo de Pau de Cabeceiras de Basto, distrito…