DIMS 2024

Concurso escolar “IDEIAS PARA UM TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL”

Concurso escolar “IDEIAS PARA UM TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL”

Já estão abertas as inscrições para o concurso “Ideias para um Território Sustentável”, que desafia os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das escolas de todo o país a contribuírem com ideias para compreender, transformar e melhorar o espaço da sua escola, de olhos postos no futuro. Inscrições abertas até ao dia 10 de maio.

Integrado no Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), no âmbito da Política Nacional de Arquitetura e da Paisagem (PNAP), o concurso, organizado pela Direção-Geral do Território, Património Cultural, I.P, Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas e Ordem dos Arquitectos, desafia os alunos a olhar o espaço da sua escola, na relação que estabelece com a paisagem e o território envolvente.

Neste contexto, os participantes deverão debruçar-se sobre o território, efetuando uma análise em três momentos distintos: o passado (há 100 anos), o presente e o futuro (daqui a 100 anos).

Através desta abordagem temporal, os alunos são incentivados a compreender as mudanças ocorridas ao longo do tempo, a avaliar o estado atual do território e a realizar, num quarto momento, um projeto, sempre com o foco na sustentabilidade.

As ideias podem ser expressas por meio de várias formas de representação, permitindo aos alunos utilizar a sua criatividade para comunicar as suas visões, ideias e soluções.

Aceda para MAIS INFORMAÇÃO

Veja o VÍDEO do Concurso

Cronograma do Concurso

    ATÉ 10 MAIO | envio de propostas

    22 MAIO | divulgação de resultados

    28 MAIO | entrega de prémios