Concurso para projeto de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea recebeu 29 propostas

Concurso para projeto de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea recebeu 29 propostas

Ao todo foram 29 os trabalhos apresentados ao concurso internacional de conceção do projeto de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC). Lançado em dezembro de 2023, cabe agora ao Património Cultural, I.P., com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos (OA), dar continuidade ao processo.

De acordo com o calendário previsto, segue-se a fase de apreciação das propostas, prevendo-se que o projeto de arquitetura fique concluído até ao final do primeiro semestre de 2025.

As obras de ampliação do MNAC, com um custo estimado em cerca de oito milhões de euros, destinam-se a duplicar as áreas de reserva e exposição de um equipamento que tem à sua guarda uma das mais importantes coleções públicas de arte do país.

O projeto a desenvolver abrangerá uma parte do edifício onde estava anteriormente instalada a PSP e parte do edifício do antigo Governo Civil de Lisboa. Pretende-se com esta remodelação criar uma articulação entre os três edifícios, incluindo o mais antigo onde o Museu está instalado, na zona do Chiado, em Lisboa. Dotado de um acervo de quase 5 000 peças de arte, desde 1850 à atualidade, o MNAC completou 100 anos em maio de 2011.