Número 40 da Revista Monumentos com dossiê dedicado a Braga

Número 40 da Revista Monumentos com dossiê dedicado a Braga

No próximo dia 7 de junho, às 16h00, é apresentado no Theatro Circo, em Braga, o mais recente número da revista “Monumentos” que, na edição 40, dedica o dossiê ao património arquitetónico bracarense. O novo volume será apresentado ao público pelo Arquiteto Alexandre Alves Costa, numa sessão que contará ainda com as presenças do Presidente do Património Cultural, I.P., do Presidente da Câmara Municipal de Braga e da Secretária de Estado da Cultura.

Ao todo, são vinte e um os artigos que se debruçam sobre o património construído de Braga, na perspetiva da História da Arte, da Salvaguarda, da Reabilitação, da Valorização, daquele que foi e é um centro de produção cultural e patrimonial.

Da organização da paisagem envolvente da cidade e seus processos de demarcação, passando pela evolução da sua forma a partir de eixos viários que permanecem como elementos estruturantes, passando pelas memórias mais antigas da medievalidade cristã bracarense, o dossiê da Monumentos 40 passa pela Sé de Braga, Igreja e Colégio Jesuíta de São Paulo, Igreja do Hospital de São Marcos, Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Mosteiro de São Martinho de Tibães, entre muitos outros espaços, sem deixar de fora a obra de Manuel Pinto Vilalobos e de André Soares.

A terminar a revista, destaque ainda para “Um novo Cinema Batalha”, texto dos autores da recente recuperação do espaço, os arquitetos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, E como já é habitual na “Monumentos”, espaço ainda para as rubricas Intervenções no Património e Publicações.

Não vão faltar motivos para lançar um novo olhar sobre a cidade de Braga, a partir do número 40 da revista Monumentos, que ficará disponível ao público na rede de lojas físicas e na loja online Património Cultural.

Aceite o convite!