MAIO NA CASA DAS ARTES DO PORTO

MAIO NA CASA DAS ARTES DO PORTO

O mês de maio traz cinema, conversas e música à Casa das Artes do Porto. Conheça a programação.

3 de maio | 21h30 | Aires Pinheiro | entrada livre
Aires Pinheiro iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Vasco da Gama de Fornelo. Atualmente integra o corpo docente do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde, onde desempenha, desde 2013, o cargo de Diretor Pedagógico, e do Conservatório Bomfim de Braga.

É Diretor Artístico da SIME – Semana Internacional de Música Erudita de Vila do Conde e do “sextas às sete – ciclo de concertos didáticos”.

Dirige a nível Pedagógico e Artístico, o PROFILAR – Projeto Filarmónico de Vila do Conde.

O seu álbum “Homenagem a José Duarte Costa”, foi galardoado com um Global Music Award, nos EUA, com um Music and Stars Awards (Espanha) e com o 1º Prémio da 3rd International Lugano Music Competition (Suiça).

Integra o opus trio, formação que venceu recentemente um Gold Prize nos Euterpe Awards, em Berlim.

Fundou o aquaeductus ensemble, uma formação que tem como missão promover a descentralização da música erudita.

7, 14 e 28 de maio | Conversas à Noite: Visões e Argumentos sobre Cinema e Saúde | entrada livre
Na 7ª edição, Conversas à Noite é composta por um conjunto de 3 conversas, tendo como pano de fundo uma seleção de filmes temáticos. As personalidades convidadas, com diferentes sensibilidades, são desafiadas a partilhar, com o público, as suas visões e argumentos sobre as ideias de cada filme.

Assim, procurar-se-á discutir um conjunto variado de aspetos comportamentais e as suas implicações ao nível da saúde. Será uma discussão mais libertária do que conservadora, pretendendo contribuir para uma informação esclarecida a partir da fruição de curtos excertos de um bem cultural de grande divulgação. Saiba mais…

17 de maio | Roadkill | entre 5,00 € e 7,00 €
Os Roadkill são uma banda com origem em Lisboa composta pelos jovens Lucas Souza (20 anos) e Nia Fernandes (21 anos) que compõem, escrevem, gravam e produzem todas as suas músicas. Os Roadkill começaram a trabalhar em 2023, reunidos pela sua paixão semelhante de criar, e pelas suas inspirações musicais e estéticas em artistas como boygenius, Bright Eyes, American Football, Teen Suicide e Ethel Cain, entre outros.

A banda vai dar o seu primeiro concerto no Porto na Casa das Artes no dia 17 de maio ao vivo pela primeira vez com baterista e teclista.

Bilhetes disponíveis AQUI.

18 de maio | 15h00 | A VIAGEM DO PESTANUDO | entrada livre

O livro A VIAGEM DO PESTANUDO, de Reinaldo Sousa Santos, pretende explicar a felicidade às crianças, pequenas e grandes. É sobre o poder das palavras, do espanto, das relações sociais e do amor, que o autor e amigos vão conversar no próximo dia de 18 de maio. Em conversa leve sobre a literatura, as pessoas e o mundo, o público será convidado a descobrir uma obra que nos leva a pensar a viagem que de cada um no mundo e sobre o que cada um quer fazer com a sua vida. A educadora Diana Pinto irá ler excertos da obra, para que todos conheçam o Pestanudo e embarquem na sua viagem.

25 de maio | 15h30 | Mário Viegas – Auto-photo biografia (não autorizada) | entrada livre

Mário Viegas escreveu pela sua mão 250 páginas, que dão a conhecer com fotografias, recortes de jornais e até banda desenhada toda a sua vida, o seu pensamento, os seus amores, as suas tristezas, no fundo tudo aquilo que o transformou no ator maior que tanto nos deslumbrou.

Como complemento sonoro, inclui quatro CD´s, dois deles compostos por gravações feitas em sua casa, totalmente inéditas, e ainda uma feita pelo seu pai quando ele tinha apenas 9 anos. Saiba mais…

Conheça ainda a PROGRAMAÇÃO DE CINEMA para o mês de maio.