ENCONTRO NACIONAL PAISAGEM E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS

ENCONTRO NACIONAL PAISAGEM E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS

No próximo dia 28 de maio, entre as 14h00 e as 17h00, serão apresentados os resultados do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), desenvolvido durante o ano letivo 2023/2024. O Encontro Nacional terá lugar na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, e conta na sessão de abertura com a presença do Património Cultural, I.P., parceiro neste projeto.

O Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), lançado em novembro de 2023, enquadra-se no âmbito da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), enquanto estratégia nacional para a promoção da qualidade da arquitetura e da paisagem, tendo como alicerce a educação para a sustentabilidade.

Ao trabalhar diretamente com a comunidade educativa, o PPAS criou as bases para impulsionar uma mudança no modo como as crianças e jovens percecionam e interagem com o mundo à sua volta, tornando-os mais conscientes, responsáveis e proativos na conceção e preservação do património, do ambiente construído e da paisagem.

A execução do PPAS, no ano letivo 2023/2024, focou-se no 2º Ciclo do Ensino Básico e englobou a formação Certificada de professores, workshops em cinco escolas de diferentes regiões, concurso de Ideias a nível nacional e a disponibilização de recursos educativos online (Manual para Professores e Alunos e Banco de Atividades).

O programa desenvolvido durante o ano letivo 2023/2024 encerra com um evento nacional, dedicado à educação, paisagem, arquitetura, património e sustentabilidade, com a divulgação de resultados, realização de atividades e exposição de trabalhos.

Durante o evento serão ainda conhecidos os alunos vencedores do concurso “Ideias para um Território Sustentável”, que desafiou os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das escolas de todo o país a contribuírem com ideias para compreender, transformar e melhorar o espaço da sua escola, na relação que estabelece com a paisagem e o território envolvente.

Os lugares são limitados. Confirme aqui a sua presença AQUI.

Mais informação em www.ppas.pt.