DIMS 2024

Miróbriga na rota de Trail

Miróbriga na rota de Trail

O Sítio Arqueológico de Miróbriga, em Santiago do Cacém, é um dos palcos escolhidos para o trail que terá lugar no próximo dia 26 de maio. Um cenário único com um trilho histórico, a não perder.

Já se encontram abertas as inscrições para a segunda edição do Trail e Caminhada organizada pelos Chaparros BTT Team Associação, com o apoio do Património Cultural, I.P. Entre trilhos inóspitos, verdejantes, levadas, está o Sítio Arqueológico de Miróbriga, que traz a este percurso mais um motivo de atração.

O Sítio Arqueológico de Miróbriga albergou um povoado que surgiu durante o Bronze Final e a Idade do Ferro (séculos VI-I a.C.) e permaneceu até ao século IV d.C.

Na Época Romana, sofreu uma considerável ampliação, mediante a execução de um alargado programa construtivo. Nessa altura, Miróbriga contava com um fórum, onde estava erigido um templo e, envolvendo o fórum, as restantes edificações e a área comercial, que contava com várias lojas e uma hospedaria.

As termas surgem numa das zonas mais bem conservadas de Miróbriga. Conta ainda com uma ponte de arco único de volta inteira e o pavimento, constituído por lajes de calcário, é ainda o original.

O Sítio Arqueológico começou a ser escavado em 1801. Conta atualmente conta com um Centro de Acolhimento e Interpretação.

Isto e muito mais estará à vista dos atletas que no próximo dia 26 de maio vão passar por Miróbriga.

INSCRIÇÕES AQUI