Palácio Nacional da Ajuda
O Palácio Nacional da Ajuda, antigo palácio real e monumento nacional, é hoje um magnífico museu e o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva, de um modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX, nomeadamente os aposentos dos monarcas e a Sala do Trono. Situado no alto da colina da Ajuda, com vista deslumbrante sobre o rio Tejo, o Palácio integra importantes coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: ourivesaria, tapeçaria, mobiliário, vidro e cerâmica, bem como coleções de gravura, escultura e pintura, com obras de autores como El Greco, Géricault ou Moroni.
Edifício neoclássico da primeira metade do século XIX foi residência oficial da família real portuguesa a partir do reinado de D. Luís I (1861-1889) e, de uma forma continuada, até ao final da Monarquia, em 1910. Após 1862, com a rainha D. Maria Pia de Sabóia (1847-1911), o palácio ganha uma vida renovada. A disposição e decoração das salas, a cargo do arquiteto Joaquim Possidónio da Silva (1806-1896), acompanhou as novas normas de conforto e higiene, características da segunda metade de oitocentos. Nasceram neste palácio os príncipes D. Carlos (1863-1908) e D. Afonso (1865-1920); aqui se reunia o Conselho de Estado e se realizavam cerimónias de corte, grandes bailes e banquetes. Em 1910, instaurada a República e exilada a família real, o Palácio foi encerrado. Aberto ao público como museu, em 1968, o palácio conserva ainda hoje a disposição e decoração dos aposentos tipicamente oitocentistas.
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC
Parta à descoberta com:
Contactos e
Localização
- Tutela:
- DGPC
- Director(a):
- José Alberto Ribeiro
- Endereço:
- Palácio Nacional da Ajuda, Lg. da Ajuda - 1349-021 Lisboa
- GPS:
- Lat: 38,70775038800777 Long: -9,197777587402356
- Telf(s):
- + 351 213 637 095/ 213 620 264
- E-mail:
- geral@pnajuda.dgpc.pt
- Site:
- http://www.palacioajuda.gov.pt/
Como chegar: O Palácio da Ajuda situa-se no alto da Calçada da Ajuda, rua que liga a zona da Ajuda a Belém. O estacionamento é fácil nas imediações, nomeadamente no Largo da Torre a dois minutos do Palácio.
Comboios: CP (linha do Estoril): estação de Belém.
Autocarros urbanos: Carris: 18; 729; 732; 742; 60.
Barco: Terminal de Belém
Estacionamento: Estacionamento próximo do Palácio.
Acessibilidade: O Palácio possui cadeira de rodas disponível. Existe também um elevador para o acesso ao piso superior e instalações sanitárias próprias para cadeira de rodas.
Entre 26 de outubro e 31 de dezembro o Palácio Nacional da Ajuda e a Biblioteca da Ajuda encerram ao público às 17h00. A última entrada de público será às 16h30.
Sexta-feira a quarta-feira das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30 - em época de horário normal)
Encerrado: Quinta-feira, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho, 24 e 25 de dezembro.
Ingresso
Bilhete normal: 5,00 €
Bilhética on-line DGPC - adquira aqui
Condições de ingressos nos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais sob tutela da DGPC- consulte aqui
Isenções:
Entrada gratuita aos domingos e feriados para todos os cidadãos residentes em território nacional.
. Crianças e jovens até aos 12 anos inclusivé*
. Visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia*
. Visitantes com mobilidade reduzida (60% de incapacidade comprovada documentalmente) e 1 acompanhante.
. Membros do ICOM, ICOMOS e APOM
. Investigadores, /conservadores/restauradores, profissionais de museologia e/ou património em exercício de funções*
. Associações culturais (Exclusivamente para os associados de Grupos de Amigos dos Museus, Monumentos e Palácios da DGPC *
. Voluntários em exercício na Direção-Geral do Património Cultural e 1 acompanhante*
. Jornadas Europeias do Património (Domingo)
. Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de Abril (Exclusivamente para os Monumentos sob tutela da DGPC)
. Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio (Exclusivamente para os museus e palácios sob a tutela da DGPC)
. Noite dos Museus e 5ªas á Noite (No acesso às atividades organizadas no âmbito do respectivo programa organizado pela DGPC)
. Profissionais de atividade turística mediante apresentação de comprovativo de registo no RNAAT
. Jornalistas em exercício de funções* mediante comunicação prévia
. Funcionários da DGPC* e 3 acompanhantes
. Professores e alunos de qualquer grau de ensino, incluindo Universidades Sénior ou de 3ª Idade, quando comprovadamente em visita de estudo e mediante marcação prévia confirmada pela Direcção do SD*
. Grupos credenciados de Instituições Portuguesas de Solidariedade Social ou de Áreas de Ação Social de Autarquias ou outras Instituições de Interesse Público mediante autorização prévia da Direcção da DGPC
* Mediante comprovação documental.
Descontos:
Visitantes com idade igual ou superior a 65 anos* - 50%
Cartão de estudante não enquadrado em visita de estudo - 50%
Cartão Jovem - 50%
Bilhete Família (1/2 adultos + 2 menores de 18 anos) - 50%
Protocolos com entidades terceiras - 20%
Aquisições superiores a 250 bilhetes por tipologia e com antecipação mínima de 48h - 7,5%
Aquisições superiores a 500 bilhetes por tipologia e com antecipação mínima de 48h - 10%
Aquisições superiores a 1000 bilhetes por tipologia e com antecipação mínima de 48h - 15%
* Mediante comprovação documental.
Bilhetes Circuito
Calçada Real - Palácio Nacional da Ajuda + Museu dos Coches - 7,50 €
NORMAS GERAIS
É obrigatória marcação prévia para grupos superiores a 50 pessoas.
Os descontos de quantidade não se aplicam a Bilhetes de Circuito.
Todos os descontos aplicados a bilhetes individuais são aplicáveis a Bilhetes de Circuito e a visitas guiadas com exceção das visitas guiadas fora do horário de funcionamento.
Os vouchers emitidos na aquisição antecipada de bilhetes têm a validade de 1 ano.
Os descontos não são acumuláveis.
É proibido fumar ou comer em qualquer local do circuito de visita.
Cedência e aluguer de espaços (condições)
Loja e merchandising (contacto Teresa Marecos: teresamarecos@pnajuda.dgpc.pt)
O Serviço Educativo do Palácio Nacional ad Ajuda apresenta uma programação específica para as escolas do pré-escolar ao secundário e ensino superior.
O Palácio disponibiliza dois temas para visitas orientadas: O Quotidiano da Família Real que inclui visita ao Piso Térreo e Um Dia de Gala no Paço da Ajuda que inclui visita ao Andar Nobre.
Os temas são adaptáveis consoante os grupos e necessidades educativas.
Guiões - Foram especialmente concebidos pelo Serviço Educativo do PNA, para orientar os professores ou acompanhantes de crianças, jovens e adultos, que não possam ou não desejem uma visita acompanhada por aquele serviço. Consulte aqui
Consulte aqui:
(atividades em destaque jan./jun. 2017)
Contactos /reservas:
Tel.: + 351 213 637 095/ + 351 213 620 264;
Fax: + 351 2136 648 223;
E-mail: servicoeducativo@pnajuda.dgpc.pt
Marcações de visitas por telefone preferencialmente às quartas-feiras, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Agenda Cultural
-
18/11/2014
Encontros e Debates
Conferência FALEMOS DE… Palácio Nacional da Ajuda: Tópicos para um pensamento sobre os últimos 100 anos -
22/02/2016
Encontros e Debates
Seminário Internacional "Museums: one object, many visions…" -
05/04/2016
Atividades diversas
Apresentação do livro "Redes de Museus e Credenciação - Uma Panorâmica Europeia" -
16/12/2016
Exposições
Um Olhar Real Obra Artística da Rainha D. Maria Pia. Desenho, aguarela e fotografia -
06/03/2017
Atividades diversas
Semana do Uruguai em Portugal -
22/03/2017
Atividades diversas
Visita guiada: As chávenas do Palácio Nacional da Ajuda | Em torno da Exposição Realces – Chávenas | Teacups -
02/04/2017
Música
Concerto Camerata Gareguin Aroutiounian -
06/04/2017
Atividades - Serviços Educativos
Férias no Palácio Nacional da Ajuda -
03/05/2017
Encontros e Debates
Colóquio A Mesa e o Poder -
15/05/2017
Exposições
"FIKL portuguese Storylines" -
18/06/2017
Música
Orquestra Sinfónica Juvenil no PNA -
01/07/2017
Atividades diversas
Festa do Património, novo evento DGPC, este ano em 1ª edição. Junte-se à Festa! ENTRADA LIVRE. SEM INSCRIÇÃO -
18/12/2017
Atividades - Serviços Educativos
Férias de Natal no Palácio da Ajuda -
06/01/2018
Música
Dia de Reis no PNA | Concerto Solidário SOL -
17/02/2018
Espetáculos
Ópera | "O Jardim" de Tiago Cabrita -
01/03/2018
Exposições
A obra de Gerhard Bersu está em destaque na Biblioteca de Arqueologia da DGPC -
04/03/2018
Música
Lisbon Chamber Ensemble no PNA -
18/03/2018
Espetáculos
Ópera Cómica - La Serva Padrona -
26/03/2018
Atividades - Serviços Educativos
Atelier Férias Escolares PNA -
10/04/2018
Encontros e Debates
Ciclo de Conferências | Lisboa Património e Casas Antigas -
10/05/2018
Encontros e Debates
Colóquios de Primavera DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia | Mesa, Cerimónias e Rituais -
18/06/2018
Exposições
BYOBU | 41 biombos do PNA expostos pela primeira vez ao público -
28/06/2018
Exposições
Na Rota das Catedrais. Construções (D)E Identidades. Exposição e visitas guiadas -
30/06/2018
Atividades diversas
Festa do Património 2018 -
12/07/2018
Música
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras -
29/11/2018
Exposições
Uma História de Assombro | Portugal - Japão - Séculos XVI-XX. Exposição e Visitas Guiadas -
19/01/2019
Visitas Guiadas
De Hesíodo a Camões: o concílio dos deuses do Olimpo | Visita guiada por André Ferreira -
28/01/2019
Exposições
Galeria das Rainhas Portuguesas. Vida Obra a Família. Exposição digital e Palestra -
11/03/2019
Encontros e Debates
Jornadas de Primavera 2019 “Os museus como plataformas culturais – museus e cidadania” -
28/03/2019
Apresentações/ Lançamentos
Apresentação pública do dicionário online "Quem é Quem na Museologia Portuguesa" -
29/03/2019
Exposições
Transpor a Forma. Prolongar o uso | Porcelanas, de Rita Filipe -
30/03/2019
Música
Camerata Atlântica -
05/04/2019
Música
Temporada Conservatório Nacional no PNA | IV Semana De Música Antiga da EAMCN -
02/09/2019
Cursos
MASTERCLASS CRAVO - Ketil Haugsand -
08/10/2019
Encontros e Debates
D. Pedro IV e D. Leopoldina, os pais de D. Maria II por Paulo Rezzutti -
09/11/2019
Apresentações/ Lançamentos
Inauguração da Sala D. João IV após restauro -
12/12/2019
Encontros e Debates
II Seminário Internacional Música Cortes Ibéricas (Sécs XVIII e XIX) Artes do Espectáculo e Representação de Poder -
26/01/2020
Música
Concerto de Piano no Palácio Nacional da Ajuda -
08/02/2020
Música
Concerto | Morten Lauridsen -
20/05/2020
Apresentações/ Lançamentos
Museus Monumentos e Palácios Nacionais | Esperamos por si! Visite-nos! -
27/07/2020
Atividades diversas
Férias no Palácio Nacional da Ajuda -
11/12/2020
Exposições
Villas e Jardins dos Medici na Toscana -
21/12/2020
Atividades - Serviços Educativos
“Férias no Palácio!”
Loja
-
Publicações
Palácio Nacional da Ajuda | Guia oficial -
Publicações
Ricordo di Venezia -
Publicações
Royal Treasures -
Publicações
Rei D. Luís I. Iconografia -
Publicações
Maria Pia de Sabóia, Rainha de Portugal. Fotobiografia -
Publicações
O Palácio Nacional da Ajuda e a Sua Afirmação Como Museu -
Publicações
Um Olhar Real - Obra Artística da Rainha D. Maria Pia -
Publicações
National Palace of Ajuda. Official Guide -
Publicações
Uma História de Assombro | Portugal - Japão - Séculos XVI-XX
Última actualização: 11 Janeiro 2021
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 156 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.