DIMS 2024

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Mosteiro Salzedas

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

 

APRESENTAÇÃO

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do Património Cultural Nacional, mas que celebre, igualmente, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do Património Cultural de todo o mundo.

Entendendo o Património Cultural como um projeto de cidadania, o PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P., enquanto entidade nacional de referência, procura apelar à participação do público na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios através da sensibilização para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural.

O programa nacional de atividades expressa, todos os anos, de forma clara, os objetivos do ICOMOS, refletindo, de igual modo, os conceitos subjacentes aos temas definidos pelo ICOMOS e seguidos pelo PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P. O programa é, normalmente, composto por atividades culturais de diversas tipologias – visitas guiadas e temáticas; espetáculos artísticos (música, dança, teatro, circo, teatro de marionetas/fantoches); exposições; animação de rua; recriações e encenações históricas; workshops; palestras; conferências; debates e seminários; sessões de leituras de contos, poesia e lendas; rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers; ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas; jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta; feiras e festivais; lançamento de publicações; documentários e filmes.

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

2024

18 DE ABRIL

CATÁSTROFES E CONFLITOS À LUZ DA CARTA DE VENEZA” é o tema proposto pelo International Council of Monuments and Sites (ICOMOS) para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024.

O PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P. é, a partir de 2024, a entidade responsável pela Coordenação Nacional das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Portugal, dando assim continuidade ao trabalho dos últimos anos, desenvolvido pela extinta Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Como habitual, e em colaboração com o ICOMOS Portugal, o PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P., entendendo o Património Cultural como um projeto de cidadania, apela à participação de todos os parceiros na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, através da realização de atividades que sensibilizem os diversos públicos para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural.

O tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza” convida a refletir o Património Cultural partilhado que emana desta convenção internacional, no ano em que celebra 60 anos, e que papel ainda desempenha na atualidade.

A Carta de Veneza foi adotada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados. Seis décadas depois, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações.

Testemunhos vivos de tradições seculares de um povo, os monumentos históricos são um património comum, que urge salvaguardar para as gerações futuras, com toda a riqueza da sua autenticidade. A Carta de Veneza, apresenta assim, os princípios internacionais orientadores da conservação e do restauro dos monumentos históricos , entendendo que “a conservação e restauro de monumentos visa salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho da história” (artigo 3.º).

PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P. CONVIDA

O PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P. CONVIDA à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios através da organização de iniciativas que possam constituir momentos de reflexão sobre a evolução das práticas de conservação na área do Património Cultural desde a Carta de Veneza, os seus impactos e a sua relevância para os desafios de uma emergência climática, conflitos e catástrofes naturais.

PARTICIPE

Certos de que, mais uma vez, voltaremos a contar com a participação de todos, as atividades propostas para integrar o programa nacional de comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deverão ser obrigatoriamente inscritas no Portal DIMS. Disponibilizamos ainda o Kit de Comunicação DIMS 2024, que poderá ser utilizado e adaptado às iniciativas.