Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Projetos 27/02/2023

Projeto-piloto Hub Europeu do Património

Foi aprovado pela Comissão Europeia o projeto-piloto Hub Europeu do Património, liderado pela Europa Nostra, que integra em Portugal como parceiro estratégico o Centro Nacional de Cultura e a Direção-Geral do Património Cultural como parceiro associado.

A Europa Nostra e um grupo de parceiros, onde se inclui o Centro Nacional de Cultura e a DGPC, foram selecionados para financiamento europeu para a implementação de um projeto-piloto que estabelece um Hub Europeu do Património. Este ambicioso projeto reunirá diversas especialidades e recursos com o objetivo de impulsionar todo o movimento ligado ao património cultural na Europa. O projeto-piloto, financiado pela União Europeia, terá a duração de dois anos (Primavera de 2023 - Primavera de 2025).

O projeto-piloto Hub Europeu do Património estabelecerá e desenvolverá uma plataforma autónoma de salvaguarda e conhecimento, reunindo uma grande variedade de partes interessadas no sector, contribuindo assim para um futuro mais sustentável, inovador e inclusivo no campo mais amplo do património cultural. Promoverá sinergias e cooperação entre iniciativas e atores já existentes no domínio do património cultural e criará novas ligações quando for relevante. O projeto ligará as redes de todos os parceiros através de ferramentas inovadoras e de campanhas criativas de defesa e de divulgação. Dirigir-se-á aos cidadãos em geral, com especial ênfase na capacitação e no envolvimento da geração mais jovem de estudantes e profissionais do património, e basear-se-á nos legados do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e do Ano Europeu da Juventude 2022, dando a sua contribuição para o Ano Europeu das Competências, em 2023.

Líder do projeto e parceiros:

Com base na sua vasta experiência de coordenação de uma ampla rede de profissionais e voluntários do património que cobre toda a Europa, a Europa Nostra assumirá o papel de líder do projeto. 

O projeto reunirá parceiros relevantes que refletem ao mesmo tempo todos os níveis de governação (europeu, nacional, regional e/ou local) e as prioridades do projeto (capacitação, pesquisa, comunicação, etc.). 

Os principais parceiros europeus (co-beneficiários) do projeto são:

1) Europeana Foundation 2) Eurocities 3) KU Leuven (via HERKUL – KU Leuven Institute for Cultural Heritage) 4) ICLEI - Local Governments for Sustainability

Estes quatro parceiros têm competência e experiência, a nível europeu, nos tópicos do projeto-piloto – em particular na ação climática, inclusão social e transformação digital. Já colaboraram com a Europa Nostra, quer na qualidade de membros da Aliança Europeia do Património, quer no âmbito de outros projetos financiados pela UE.

Outros parceiros estratégicos do projeto incluem:

O Centro Nacional de Cultura (enquanto representação nacional da Europa Nostra em Portugal), que se prepara para coordenar um futuro Hub Europeu do Património em Lisboa; o The Society of Friends of Kraków History and Heritage (coordenador do Europa Nostra Heritage Hub for Central and Eastern Europe); o ELLINIKI ETAIRIA - Society for the Environment and Cultural Heritage (coordenador da Europa Nostra Heritage Hub for South Eastern Europe and Eastern Mediterranean); o ASBL Horizon 50-200 (recém-criada organização que contribuirá para a operacionalização do Hub Europeu do Património em Bruxelas, no centro da tomada de decisões da UE); o Hispania Nostra (como representação nacional da Europa Nostra em Espanha), que coordenará as atividades relacionadas com a juventude do Hub Europeu do Património; e o European Music Centre (na qualidade de coordenador da Rede Europeia de Museus e Casas de Músicos), que coordenará as atividades relacionadas com a música do Hub Europeu do Património.

Estes parceiros terão a responsabilidade de coordenar as atividades dos postos regionais do Hub Europeu do Património ou as atividades com dimensão horizontal, como atividades relacionadas com a juventude e atividades relacionadas com a música.

Vários parceiros associados irão apoiar o reforço ou a criação de novos polos patrimoniais regionais, nomeadamente a Organização das Cidades Património Mundial (sediada no Canadá), a Cidade de Cracóvia (Polónia), a Cidade de Atenas (Grécia) e a Direcção-Geral do Património Cultural (Portugal).

A European Students’ Association for Cultural Heritage (ESACH) e a European Union Youth Orchestra (EUYO) são também parceiros que apoiam o projeto.