
Apresentações 05/04/2022
Conferência de imprensa | Lançamento da campanha de restauro de 16 esculturas em madeira das 70 peças que integram a exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]
O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) irá realizar na próxima quinta-feira, 7 de abril, pelas 11h00, a conferência de imprensa para o lançamento da campanha de restauro de um conjunto de 16 esculturas em madeira, selecionadas entre as 70 peças que integram a exposição Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s].
Dirigida à sociedade civil e promovida com o apoio da Liga de Amigos do MNMC (AMIC), a presente campanha pretende viabilizar as intervenções urgentes sobre as obras em risco, numa operação crucial para a preservação de um acervo profundamente identitário, e contribuir para a continuidade dos procedimentos de conservação, conhecimento e salvaguarda das coleções do MNMC.
Ao mesmo tempo, os resultados desta campanha interferem na capacidade de mobilização do tecido social e na construção de uma consciência coletiva em torno da cultura e do património.
Estas obras são provenientes de antigos colégios, conventos, igrejas e capelas, numa ampla variedade de expressões plásticas, tipos iconográficos e estados de conservação, que documentam os contextos culturais da sua produção e consumo, refletindo ainda os dinâmicos percursos de circulação patrimonial.
Outras Notícias
-
Exposições 30/01/2023
Coleção de Arte Contemporânea do Estado começa digressão em Foz Côa | Exposição “Dark Safari”
-
Projetos 27/01/2023
European Heritage Youth Residency | Nápoles Itália│Candidaturas até 12 de fevereiro
-
Museus, Monumentos e Palácios 27/01/2023
Apresentação pública das intervenções de conservação e restauro no Mosteiro da Batalha
-
Museus, Monumentos e Palácios 26/01/2023
Museu Nacional da Música lança podcast “Obras em Casa”
-
Concursos 25/01/2023
EMYA 2024: Prémio Museu Europeu do Ano 2024 | Candidaturas abertas até 3 de abril
-
Legislação 24/01/2023
Foi aprovada a Circular n.º 1/2023 "Procedimentos simplificados de autorização de trabalhos arqueológicos a realizar no âmbito de projetos de arborização e rearborização