Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Notícias 25/02/2022

Câmara Municipal de Baião pretende classificar as Bengalas de Gestaçô como Património Imaterial Nacional

As Bengalas de Gestaçô são um produto artesanal baionense de referência e com uma longa história no que diz respeito à sua produção e conceção.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Baião, através do Pelouro da Cultura e Património Cultural encetou esforços com o objetivo de classificar as Bengalas de Gestaçô como Património Imaterial Nacional.

No dia 18 de fevereiro deslocaram-se a Baião três técnicos da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) para aferirem da viabilidade da atribuição deste reconhecimento a esta elemento do artesanato baionense.

A visita foi acompanhada pela vereadora da Cultura e Património Cultural, Anabela Cardoso e Rui Mendes, Adjunto da Presidência, tendo também marcado presença os presidentes de freguesia de Gestaçô, António Bento e de Frende, Rui Monteiro, bem como técnicos da autarquia.

Os especialistas da DGPC estiveram nas oficinas dos artesãos, para observaram todo o processo de conceção e produção e para perceberem, através dos seus relatos, as matérias-primas utilizadas e a forma como trabalham, nomeadamente as técnicas empregues, que se mantém praticamente inalteradas desde há mais de um século e de que forma o conhecimento foi sendo passado de geração em geração.

Para saber mais