
Notícias 25/02/2022
Câmara Municipal de Baião pretende classificar as Bengalas de Gestaçô como Património Imaterial Nacional
As Bengalas de Gestaçô são um produto artesanal baionense de referência e com uma longa história no que diz respeito à sua produção e conceção.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Baião, através do Pelouro da Cultura e Património Cultural encetou esforços com o objetivo de classificar as Bengalas de Gestaçô como Património Imaterial Nacional.
No dia 18 de fevereiro deslocaram-se a Baião três técnicos da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) para aferirem da viabilidade da atribuição deste reconhecimento a esta elemento do artesanato baionense.
A visita foi acompanhada pela vereadora da Cultura e Património Cultural, Anabela Cardoso e Rui Mendes, Adjunto da Presidência, tendo também marcado presença os presidentes de freguesia de Gestaçô, António Bento e de Frende, Rui Monteiro, bem como técnicos da autarquia.
Os especialistas da DGPC estiveram nas oficinas dos artesãos, para observaram todo o processo de conceção e produção e para perceberem, através dos seus relatos, as matérias-primas utilizadas e a forma como trabalham, nomeadamente as técnicas empregues, que se mantém praticamente inalteradas desde há mais de um século e de que forma o conhecimento foi sendo passado de geração em geração.
Outras Notícias
-
Exposições 30/01/2023
Coleção de Arte Contemporânea do Estado começa digressão em Foz Côa | Exposição “Dark Safari”
-
Projetos 27/01/2023
European Heritage Youth Residency | Nápoles Itália│Candidaturas até 12 de fevereiro
-
Museus, Monumentos e Palácios 27/01/2023
Apresentação pública das intervenções de conservação e restauro no Mosteiro da Batalha
-
Museus, Monumentos e Palácios 26/01/2023
Museu Nacional da Música lança podcast “Obras em Casa”
-
Concursos 25/01/2023
EMYA 2024: Prémio Museu Europeu do Ano 2024 | Candidaturas abertas até 3 de abril
-
Legislação 24/01/2023
Foi aprovada a Circular n.º 1/2023 "Procedimentos simplificados de autorização de trabalhos arqueológicos a realizar no âmbito de projetos de arborização e rearborização