
Notícias 24/05/2017
Ano Europeu do Património Cultural 2018
Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adotou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018). O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.
O AEPC 2018 será uma oportunidade importante para a realização de iniciativas em diferentes níveis – europeu, nacional, regional e local - envolvendo todas as entidades públicas e privadas que se queiram associar. A qualidade, a quantidade de parceiros envolvidos e a diversidade de iniciativas associadas ao AEPC 2018 contribuirão, certamente, para dar uma nova visibilidade à Cultura e ao Património, e para os colocar num patamar distinto, reconhecendo a sua importância e o seu caráter transversal na sociedade.
Objetivos
O AEPC 2018, pela sua escala e pelo contexto de mudanças que se vivem na Europa, será um momento importante para chamar a atenção não só para as oportunidades que o Património Cultural oferece, mas também para os imensos desafios que hoje se colocam – a globalização, o desenvolvimento acelerado da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, as crises de valores e de identidade, as alterações climáticas e os conflitos, as pressões e contradições geradas pela cada vez maior mobilidade humana por todo o planeta.
De acordo com o documento proposto pela Comissão Europeia ao Parlamento Europeu, são objetivos gerais do AEPC 2018, em síntese, incentivar e apoiar, designadamente através do intercâmbio de experiências e boas práticas, os esforços da União Europeia, dos Estados-Membros e das autoridades regionais e locais, para proteger, valorizar e promover o património cultural europeu, referindo em especial:
-
contribuir para a promoção do papel do património cultural europeu enquanto elemento central da diversidade e do diálogo inter-culturais;
-
potenciar o contributo do património cultural europeu para a economia e para a sociedade, através do seu potencial direto e indireto;
-
contribuir para a promoção do património cultural como um elemento importante da dimensão internacional da União Europeia.
Os objetivos específicos apontam fundamentalmente para:
-
incentivar uma abordagem centrada nos cidadãos, inclusiva, prospetiva, integrada e transectorial;
-
promover modelos inovadores de governação e de gestão a vários níveis do património cultural que envolvam diferentes partes interessadas;
-
promover o debate, as atividades de investigação e de inovação, de intercâmbio de boas práticas;
-
realçar o contributo positivo do património cultural para a sociedade e para a economia;
-
promover estratégias de desenvolvimento local na perspetiva da exploração do potencial do património cultural através da promoção do turismo cultural sustentável;
-
apoiar o desenvolvimento de competências especializadas e a transferência de conhecimento;
-
promover o património como fonte de inspiração para a criação contemporânea e a inovação;
-
sensibilizar para a importância do património cultural europeu através da educação, visando em especial os jovens e as comunidades locais;
-
realçar o potencial da cooperação internacional no domínio do património cultural para o fortalecimento dos laços com países fora da União Europeia;
-
incentivar o diálogo intercultural, a reconciliação após conflitos e a prevenção de conflitos;
-
promover a investigação e a inovação no domínio do património cultural;
-
Incentivar sinergias entre a União Europeia e os Estados Membros, incluindo o reforço na prevenção do tráfico ilícito de bens culturais.
-
De igual modo é também muito relevante a associação temática do AEPC 2018 com o ambiente, o património natural, as alterações climáticas e os problemas daí decorrentes para o património cultural, aspeto crucial para o futuro do património.
Ano Europeu do Património Cultural 2018 em Portugal
A celebração do Ano Europeu do Património Cultural 2018 em Portugal será uma importante oportunidade para promover o reposicionamento do património no quadro das políticas públicas, na sociedade e na esfera da ação das instituições que, direta ou indiretamente, podem desenvolver um papel importante neste domínio, através da reflexão, do debate e da troca de perspetivas.
Poderá ser também um momento singular para reforçar ou criar novas articulações entre diferentes entidades, a nível nacional, regional e local, organizar e sistematizar informação e projetos dispersos, cruzar domínio de atuação e experiências através da partilha de ações. É expectável que seja também uma celebração festiva, através de atividades que reforcem a ligação das pessoas e das comunidades com o seu património, as suas tradições e os seus saberes.
O Ano Europeu do Património Cultural 2018 em Portugal envolverá domínios muito diversificados. Espera-se que muitas entidades públicas e privadas, associações e organizações não-governamentais promovam projetos e atividades com objetivos, escalas e caraterísticas distintas. Incentiva-se, em particular, os museus, palácios, monumentos, municípios, fundações, associações de defesa do património, associações de profissionais do setor patrimonial e museológico e outras organizações da sociedade civil de todo o país a associarem-se ao Ano Europeu do Património Cultural.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em articulação estreita com o Coordenador Nacional do AEPC 2018 em Portugal e com outras entidades no âmbito da tutela do Ministério da Cultura, disponibiliza o site http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/ e uma página no Facebook dedicados ao Ano Europeu do Património Cultural 2018, através dos quais a DGPC procurará assegurar uma ampla divulgação de atividades, com caráter aberto e dinâmico.
As entidades interessadas em incorporar a programação dos seus projetos na plataforma integrada no site deverão entrar em contacto com a DGPC, através do endereço anoeuropeu-patrimoniocultural2018@dgpc.pt ou telefonicamente através do nº de tel. 213614336.
https://ec.europa.eu/culture/european-year-cultural-heritage-2018_en
Outras Notícias
-
Notícias 26/09/2023
O Museu Nacional da Música prepara mudança para Mafra com celebração no Dia Mundial da Música e encerramento ao público a partir de 2 de outubro
-
Iniciativas 26/09/2023
O programa EU no musEU em Viseu – Museu Nacional Grão Vasco e Museu da Misericórdia de Viseu – marcou presença no Congresso Demência e agora?!, em Oliveira do Bairro
-
Legislação 21/09/2023
Classificação do Património Imóvel | Diplomas de classificação e de fixação de ZEP
-
Legislação 14/09/2023
Classificação do Património Imóvel | Novos Diplomas de Classificação e de ZEP
-
Museus, Monumentos e Palácios 14/09/2023
Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus Resultados do Concurso de 2023
-
Projetos 08/09/2023
Cinco peças conservadas pelo Laboratório José de Figueiredo na cerimónia da coroação pontifícia da imagem da Nossa Senhora da Soledade em Mafra