Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Encontros e Debates De 29 de setembro a 1 de outubro

Simpósio Internacional "Cistercian Horizons"

O projeto Horizontes Cistercienses juntamente com o Instituto de Estudos Medievais (IEM Nova FCSH), o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR UCP), o Mosteiro de Alcobaça (Direção Geral do Património Cultural) e a Biblioteca Nacional de Portugal, organizam o Congresso Internacional "Cistercian Horizons", que decorrerá via Zoom entre os dias 29 e 1 de outubro.
O congresso será por zoom, gratuito, mas com inscrição obrigatória, através do email cbarreira@fcsh.unl pt.

Nos últimos anos, o estudo da escritura cisterciense produziu novos conhecimentos e perspectivas. O Projeto de Investigação Horizontes Cistercienses (PTDC/ART-HIS/29522/2017) procura elucidar o caso de Portugal e colocá-lo dentro desta corrente historiográfica europeia através de uma análise do scriptorium da Abadia de Alcobaça a partir do fim da XII ao início do século XVI.

Um dos principais objetivos do Projeto envolve a correlação e assimilação de estudos recentes sobre escritórios, livros e bibliotecas cistercienses. Em particular, é concedido um foco especial as qualidades materiais dos Livros Litúrgicos Cistercienses tanto em seus aspectos codicológicos, onde métodos de ligação frequentemente denotam indicações idiossincráticas de proveniência, como também na identificação de pigmentos usados no desenvolvimento e mistura de tintas coloridas. Uma função paralela do Projeto compreende um exame da Liturgia Cisterciense e sua performance ritual no espaço monástico no contexto do ideal cisterciense abrangente de uniformidade litúrgica em diálogo com adaptações locais de, um d partidas dessa aspiração modelo.
Em harmonia com os parâmetros do Projeto, os principais temas do Congresso serão:
Espaço Monástico e Liturgia,
Alcobaça e a Regra Cisterciense,
Música e Liturgia,
Livros e Bibliotecas,
Encadernação, e
Pigmentos, cor e iluminação.
O próximo Congresso apresentará os resultados alcançados no âmbito do Projeto Horizontes Cistercienses em relação aos códices litúrgicos da Abadia de Santa Maria de Alcobaça, o mais importante mosteiro masculino de Portugal, na esperança de estimular discussão em torno da originalidade da produção em Alcobaça e sua influência sobre outras casas cistercienses, e na antecipação de uma discussão aberta, num fórum multidisciplinar, da pesquisa realizada pelas equipes de investigação dentro do Projeto.
Organização:
MA/DGPC
Local:
Online
Referências