
Encontros e Debates 3 de junho
Encontro “Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado em 2016”
A Direção-Geral do Património Cultural organiza no próximo dia 3 de junho, o encontro com entrada livre, “Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado em 2016”, que decorrerá a partir das 10 horas, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.
Esta iniciativa é promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com as Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo e Algarve que também conta com a participação da Direção Regional da Cultura dos Açores.
Conscientes de que um dos deveres da tutela do património cultural é o da sensibilização e promoção das boas práticas para a salvaguarda, valorização e divulgação do património arqueológico, consideramos ser cada vez mais necessária uma atuação junto dos cidadãos no sentido de fomentar uma maior identidade patrimonial.
A 2.ª edição deste encontro de divulgação científica dará continuidade à promoção e divulgação do conhecimento gerado pela investigação arqueológica, procurando sensibilizar o público em geral, através da apresentação de algumas das mais importantes intervenções e descobertas arqueológicas realizadas no território nacional durante o ano de 2016.
De entre os cerca dos 1400 os trabalhos arqueológicos realizados em Portugal em 2016, serão apresentadas 13 comunicações a cargo dos arqueólogos responsáveis pelas várias intervenções, e será inaugurada junto à entrada do Museu Nacional de Arqueologia a exposição itinerante que poderá aí ser visitada até o dia 6 de agosto e que depois que percorrerá todo o país até meados do próximo ano.
- Organização:
- DGPC
- Local:
- Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa
Próximos Eventos
-
Encontros e Debates 25 de fevereiro, às 15h30
Ciclo "Estudos de Arte"
-
Encontros e Debates 25 de março, das 16h00 e as 18h00
Tesouros Poéticos no Museu Nacional dos Coches | “Poemas de Escárnio e Maldizer”
-
Encontros e Debates 26 de março, às 11h30 e 29 de março, às 13h30
Ciclo Breve Encontro 2023 | Painel de vitral da casa de jantar da Casa Malhoa
-
Encontros e Debates 29 de março, às 17h00
Espanto e encantamento de Pablo d'Ors: a arte de olhar
-
Encontros e Debates 3 de abril
PORTUGAL IMATERIAL | O ENCONTRO | Convenção UNESCO 2003-2023
-
Encontros e Debates 13 e 14 de abril
Congresso Internacional Aurélia de Souza Mulheres Artistas em 1900