
Encontros e Debates 25 de novembro, às 15h30
Ciclo "Estudos de Arte" | «A prataria religiosa do século XVI na coleção do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo: estudo das características materiais e técnicas»
No próximo sábado, dia 25 de novembro, às 15h30, no Ciclo «Estudos de Arte», o tema da conferência será «A prataria religiosa do século XVI na coleção do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo: estudo das características materiais e técnicas». Catarina Cordeiro, Doutoranda em Conservação e Restauro do Bens Culturais na Universidade Católica Portuguesa será a oradora.
Esta conferência tem a seguinte sinopse:
«O conhecimento relativo aos aspetos materiais e técnicos da prataria portuguesa do século XVI apresenta ainda enormes lacunas. Por forma a contribuir para o preenchimento deste vazio, foi estudado o espólio de prataria religiosa do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo. Através da execução de métodos analíticos, foi possível obter informações sobre as características tecnológicas destas obras. Assim, pretende-se apresentar os resultados preliminares do estudo executado, relacionando estas características com o contexto da produção de ourivesaria, em Portugal, ao longo do século XVI.»
Venha saber mais. Não perca!
- Organização:
- MNFMC/DGPC
- Local:
- Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Évora
Próximos Eventos
-
Encontros e Debates 11 de novembro, às 15h30
Ciclo «Fora de Série» | Estátuas ao Chão! Ou Todos ao Chão? Damnatio Memoriae
-
Encontros e Debates Até 17 de abril
Gil Vicente. Artes e Espetáculo | Ciclo de Conferências
-
Encontros e Debates 5 de dezembro, das 10h00 às 18h00
Colóquio “A receção do Modernismo em Portugal. Ruturas e continuidades”
-
Encontros e Debates 6 de dezembro
Conferência CISOC | Impacto social: as pessoas no centro das organizações culturais
-
Encontros e Debates 15 de dezembro
V Jornadas de Turismo: Turismo Cultural e Religioso
-
Encontros e Debates 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024
Faro Convention International Conference 2024