
Exposições Patente até 31 de maio
Transpor a Forma. Prolongar o uso | Porcelanas, de Rita Filipe
Está patenete até 31 de maio, na Antiga Capela do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a Exposição Transpor a Forma. Prolongar o uso Porcelanas, de Rita Filipe.
CONTEÚDO
17 peças (protótipos)
HORÁRIO
De segunda-feira a domingo | 10h–18h
Encerra quartas-feiras e feriados
BILHETES
Bilhete de entrada do Palácio
Transpor a forma e prolongar o uso é uma exposição de porcelanas realizadas nas oficinas da Vista Alegre no âmbito de um projeto de investigação sobre design e cultura material.
Propõe-se recuperar técnicas ancestrais em vias de extinção imprimindo valor simbólico a cada peça e estendendo o seu tempo de vida em uso. Propõem-se formas inspiradas na história da porcelana, na história da fábrica da Vista Alegre e nas suas influências como Sévres e o Oriente, comunicando significado e valor cultural. Estabelece-se assim um diálogo cultural através dos objetos, que reflita a diversidade cultural em que vivemos e a hibridez das práticas do quotidiano doméstico contemporâneo.
RITA FILIPE Nascida em Lisboa, Portugal. Licenciada em Design de Equipamento pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1991. Mestrado em Design de Produto pela FAUL com o tema “Transposição dos Objetos Tradicionais para a Contemporaneidade” em 2007, com orientação do Prof. Antropólogo José António Fernandes Dias e arguência da Prof. Antropóloga Filomena Silvano.
Doutoramento em Design de Produto pela FAUL com o tema “Vista Alegre, Transpor a Forma e Prolongar o Uso” em 2016, com orientação do Prof. Arquiteto Fernando Moreira da Silva e arguência do Prof. Designer Francisco Providência. Trabalha como designer desde 1991, nas áreas de Design de Produto, Mobiliário, Interiores e Mobiliário Urbano. Assistente convidada no Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura da UTL em 1996 / 2016 e no curso de Pós-Graduação em Design Urbano no Centro Português de Design em 1999/2000. Professora Auxiliar no Departamento de Design da FAUL desde 2016.
Colaboradora do Presidente do INATEL para as áreas de Mobiliário, Interiores e Hotelaria em 1997/2000. Autora e responsável pelos Cadernos de Design da revista "Arquitectura e Vida" em 2000 / 2006. Premiada com vários 1º Prémios em concursos nacionais, sobretudo de equipamento urbano. Participação em várias exposições de design em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente Lisboa, Porto, arcelona, Berlim, Frankfurt, Londres, Paris, Madrid, Milão, Senegal e S. Francisco.
- Organização:
- PNA/DGPC
- Local:
- Antiga Capela do Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa
Próximos Eventos
-
Exposições Até 2 de setembro
Evocação da Memória e do Legado de Eduardo Nery 2023
-
Exposições A decorrer
“DARK SAFARI – Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado”
-
Exposições Até 20 de setembro
Exposição "Veloso Salgado (1864-1945) de Lisboa a Wissant"
-
Exposições De 28 de março a 25 de junho
No Olimpo com o Desenho. Obras de mestres europeus dos séculos XVI a XVIII
-
Exposições Até 5 de novembro
Modistas de Chapéus | A coleção do Museu Nacional do Traje
-
Exposições Patente ao público
Exposição O Poder da Paisagem. Olhar uma Paisagem e Pensar no Mundo
-
Exposições Até 27 de agosto
Exposição "Jorge Barradas no Jardim da Europa" no Museu Nacional de Arte Contemporânea
-
Exposições Até 25 de junho
Exposição «No Olimpo com o Desenho. Obras de mestres europeus dos séculos XVI a XVIII»