Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Até 21 de maio de 2023

Exposição e Programa Paralelo | Vida e Segredo Aurélia de Souza 1866-1922

Está patente até 21 de maio de 2023 no Museu Nacional Soares Reis (MNSR), a exposição temporária Vida e Segredo Aurélia de Souza 1866-1922.

Esta exposição evoca uma das mais marcantes mulheres do panorama artístico português, com um percurso de vida na passagem do século XIX para o século XX., tendo tido a ousadia de viajar para Paris para aí ter a possibilidade de contactar com os artistas mais consagrados do seu tempo.

A exposição, patente até 21 de maio, integra um programa evocativo, especialmente preparado por um conjunto de entidades para assinalar o primeiro centenário da morte da artista procurando-se potenciar e disseminar o conhecimento sobre a sua vida e, sobretudo, sobra a sua obra.

Contando o MNSR com um significativo número de obras da artista na sua coleção, esta exposição permitirá ainda o cruzamento com outras coleções públicas e privadas, proporcionando uma apresentação mais ampla da obra de Aurélia de Souza.

Comissariada por Maria João Lello Ortigão de Oliveira e com o mecenato da Fundação BPI la Caixa, organiza-se por um percurso dividido em quatro grandes temas: Vidas (o retrato); Espaços (o intimismo); Temas (pluralidade de géneros) e Cores (autorretrato e autorrepresentação). Eles abrangem, dentro dos limites físicos de um espaço museal, o mundo visível de uma mulher artista tão radical quanto secreta.

Catálogo da exposição disponível para venda em: https://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/shop/catalog/asset/vida-e-segredo-life-and-secret-aurelia-de-souza-1866-1922/


Programa Paralelo

Visitas orientadas
Visitas orientadas à exposição VIDA E SEGREDO AURÉLIA DE SOUZA 1866-1922 pela equipa do MNSR.
Mínimo 5 participantes Máximo 15 participantes
Datas e inscrições obrigatórias aqui

Programa Performativo
No âmbito da exposição, o Museu da Cidade apresenta no MNSR um ciclo estendido de intervenções performativas de 5 artistas, tendo como ponto de partida a pintura Autorretrato como Santo António de Aurélia de Souza.
5ª feira (17h30) sábados (16h30) | Entrada gratuita
Ver datas aqui

Visitas partilhadas
Estas visitas à exposição VIDA E SEGREDO AURÉLIA DE SOUZA 1866-1922, no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) e no MUSEU DA CIDADE | Casa Marta Ortigão Sampaio (CMOS), procuram dar a conhecer a obra da pintora.
Sábado 10 dez, 7 jan, 18 fev, 11 mar, 15 abr, 13 maio
10h00 MNSR | Inscrições obrigatórias aqui
11h30 CMOS/MdC | Inscrições pelo email mdc.educativo@cm-porto.pt
Mínimo 5 participantes Máximo 15 participantes
No MNSR esta atividade tem o custo de 2 EUR + o valor do bilhete de entrada.
Na CMOS esta atividade tem o custo do bilhete de entrada.

Atividades para famílias
A partir de uma visita à exposição VIDA E SEGREDO AURÉLIA DE SOUZA 1866-1922, o Serviço de Educação do MNSR propõe atividades destinadas a famílias com crianças dos 4 aos 12 anos.
Domingos (10h30) | Mínimo 4 crianças Máximo 8 crianças
Datas e inscrições obrigatórias aqui

Visitas para professores
Visitas exclusivas à VIDA E SEGREDO AURÉLIA DE SOUZA 1866-1922 para professores de diferentes áreas curriculares e níveis de ensino, com o objetivo de os preparar para futuras visitas escolares com os seus alunos.
Datas e inscrições obrigatórias aqui

Oficina POSTAIS DE NATAL
Construção de postais de Natal em 3D e outras “prendas” aplicando técnicas de scrapbooking, reutilizando materiais num jogo de sobreposição de silhuetas, cores e texturas.
Público-alvo > 8 anos
Participantes Mínimo 5 máximo 10
Inscrições se@mnsr.dgpc.pt
Preço 5 EUR

Horário da exposição

3ª feira a domingo | 10h00-18h00

ENTRADA 3 EUR*

*gratuito aos domingos das 10h00 às 14h00 para residentes em Portugal

Organização:
MNSR/DGPC
Local:
Museu Nacional Soares dos Reis, Porto