Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições 24/11/2015 - 30/11/2015

Exposição "Entre o Terreno e o Arquivo: equipamentos de registo etnográfico (1947-1989)"

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Museu Nacional de Etnologia adere à Semana da Ciência e da Tecnologia ( 23 a 29 de novembro), com a exposição  Entre o Terreno e o Arquivo: equipamentos de registo etnográfico (1947-1989), patente no átrio de entrada do museu.

Mostra de uma seleção dos equipamentos de registo de som e imagem utilizados pela equipa fundadora do Museu Nacional de Etnologia nas pesquisas realizadas no terreno entre as décadas de 1940 e 1980, em Portugal e África.

Tais equipamentos encontram-se na origem da constituição dos Arquivos Fotográfico, Fílmico e Sonoro do Museu, e da sua utilização em inúmeras campanhas de terreno resultaram alguns dos mais relevantes conjuntos de registos documentais do Património Cultural Imaterial nacional, produzidos a partir de 1947 no âmbito do Centro de Estudos de Etnologia.

Estes equipamentos de registo constituem testemunho da metodologia de investigação desenvolvida pela equipa de Jorge Dias, fundador daquele Centro e do Museu, responsável pela renovação dos estudos antropológicos e da museologia etnológica em Portugal.

A exposição ao público destes equipamentos é realizada pela primeira vez pelo Museu Nacional de Etnologia, no âmbito das celebrações do 50.º Aniversário da sua fundação, assim como no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.

Organização:
MNE/DGPC
Local:
Átrio do Museu Nacional de Etnologia, Lisboa