Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Atividades diversas 17 de outubro, às 19h00

Lançamento da edição em DVD "Margot Dias: Filmes Etnográficos (1958-1961)"

Margot Dias: Filmes Etnográficos (1958-1961) uma Co-edição entre a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, I.P. e o Museu Nacional de Etnologia tem o lançamento marcado para o dia 17 de outubro, às 19h00, na Cinemateca 

A edição é lançada numa sessão especial na Cinemateca, de entrada livre mediante o levantamento de ingressos na bilheteira, com a presença e intervenções de Paulo Ferreira da Costa, Joaquim Pais de Brito, Catarina Alves Costa, Paula Silva e José Manuel Costa. O lançamento desta edição DVD é uma iniciativa que se cruza com o programa que este mês assinala os 20 anos de atividade do ANIM.

 

Segundo título da nova série de edições da Cinemateca em DVD, o volume dedicado à obra filmada de Margot Dias marca a abertura de uma outra linha nesse âmbito mais geral, de há muito pensada e finalmente concretizada: a de uma coleção de imagens etnográficas lançada em colaboração com o Museu Nacional de Etnologia. 

Sobre esta edição

Entre 1958 e 1961, a antropóloga Margot Dias (1908-2001) realizou vinte e oito filmes em Moçambique e Angola, pertencentes ao Arquivo Fílmico do Museu Nacional de Etnologia. Produzidas no contexto das “Missões de Estudos das Minorias Étnicas do Ultramar Português”, dirigidas por Jorge Dias, estas imagens constituem uma das primeiras utilizações do filme etnográfico no âmbito da antropologia portuguesa. Este DVD duplo inclui todos os filmes realizados naquelas campanhas de pesquisa, assim como a sonorização feita a partir das gravações de som nos mesmos terrenos pela própria Margot Dias. A identificação, a organização temática e a sonorização dos filmes foram asseguradas por Catarina Alves Costa. Também se inclui, como extra, uma entrevista inédita a Margot Dias conduzida em 1996 por Joaquim Pais de Brito, então diretor do Museu Nacional de Etnologia.

O Museu Nacional de Etnologia é detentor de um património fílmico de particular relevância histórica, científica e cultural, para cuja preservação, valorização e divulgação se tem revelado de crucial importância a colaboração em curso com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, I.P. desde 1993. O ano de 2016 assinala uma nova fase desta parceria institucional com a publicação em DVD de uma seleção daquele património fílmico, em coleção realizada em regime de co-edição entre o Museu e a Cinemateca, agora inaugurada com a edição em DVD dos quase trinta filmes etnográficos realizados por Margot Dias em Moçambique e em Angola entre 1958 e 1961. Revestindo-se esta edição de múltiplos significados para o Museu, deve destacar-se o de homenagem à autora, não apenas como pelo seu uso pioneiro do filme em contexto de prática etnográfica a nível nacional, mas pela sua importância na constituição da coleção que veio a dar origem à criação do Museu em 1962.

Organização:
MARGOT DIAS: FILMES ETNOGRÁFICOS (1958-1961) uma Co-edição entre a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, I.P. e o Museu Nacional de Etnologia/DGPC
Local:
Cinemateca Portuguesa, Lisboa