Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Apresentações/ Lançamentos 20 de novembro, às 15h30

Lançamento do livro "O Convento de Santa Maria da Vitória. A vivência dos frades Dominicanos na Batalha"

No dia 20 novembro, às 15h30 será apresentado, no Mosteiro da Batalha, o livro O Convento de Santa Maria da Vitória. A vivência dos frades Dominicanos na Batalha.

Também conhecidos como Frades Pregadores, os Dominicanos habitaram no convento da Batalha ao longo de mais de quatro séculos (1388-1834). O seu dia a dia era preenchido maioritariamente por deveres e obrigações ligados à prática da religião e pelo estudo, com regras bem definidas.

Aos noviços apenas era permitida a circulação nalguns espaços do edifício. Dedicavam o seu tempo eminentemente à oração e à aprendizagem dos evangelhos, mas também à contemplação espiritual e à pregação. 

A obra “O Convento de Santa Maria da Vitória. A vivência dos frades dominicanos na Batalha”, dirigida ao público juvenil, dá a conhecer alguns aspetos vivenciais sobre os frades da Batalha, a quem D. João I doou, três anos após a Batalha de Aljubarrota, um dos edifícios mais imponentes de toda a europa medieval. 

Deve-se a esta ordem religiosa a criação de um Centro de Estudos Teológicos na Batalha, a proteção espiritual da população, o ensino das letras aos mais novos e a prestação de cuidados de saúde aos que mais necessitavam. 

Ao convento da Batalha pertenciam grandes parcelas de terras. As quintas da Cerca, da Freiria, do Pinheiro e da Várzea integravam as propriedades administradas pelos frades que em Leiria possuíam um celeiro destinado ao armazenamento dos produtos agrícolas que 

produziam. 

A publicação pretende responder a uma das temáticas mais relevantes da função religiosa que o monumento assumiu ao longo de mais de quatro séculos. 

Este é o terceiro livro de Rui Borges Cunha que continua a apostar na escrita para os mais jovens sobre temas ligados ao património e  à história da Batalha. 

Organização:
MB/DGPC
Local:
Mosteiro da Batalha