PROCEDIMENTO DE INVENTARIAÇÃO – Inventário nacional do Património Cultural Imaterial

PROCEDIMENTO DE INVENTARIAÇÃO – Inventário nacional do Património Cultural Imaterial

 

O MatrizPCI, sistema de gestão do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), apresenta, atualmente, limitações técnicas, dificultando a consulta pública das manifestações inscritas no Inventário Nacional e o registo online de novos pedidos de inventariação.

O PATRIMÓNIO CULTURAL I.P. encontra-se neste momento a desenvolver uma nova plataforma que permitirá, em breve, retomar o normal funcionamento deste serviço.

  • SUBMISSÃO DE NOVOS PEDIDOS

Provisoriamente, a submissão de um pedido de registo de uma manifestação no INPCI rege-se pelo seguinte procedimento, de acordo com o estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 149/2015, de 4 de agosto, e pela Portaria n.º 196/2010, de 9 de abril:

1.  Constituição do DOSSIER DE PEDIDO DE INVENTARIAÇÃO:

a. INPCI_MODELO PARA ELABORAÇÃO DO ANEXO I – Modelo em ficheiro Word para organização da informação a que se refere o Anexo I à Portaria n.º 196/2010, de 9 de abril.

b. INPCI_MODELO PARA ELABORAÇÃO DO ANEXO II – Modelo em ficheiro Word para organização da informação a que se refere o Anexo II à Portaria n.º 196/2010, de 9 de abril.

c. INPCI_MODELO PARA ELABORAÇÃO DO ANEXO II – Declaração de Compromisso 
Modelo em ficheiro Word para a elaboração da Declaração de Compromisso da entidade proponente, a anexar ao pedido de inventariação, conforme disposto no Anexo II à Portaria n.º 196/2010, de 9 de abril.

d. DOCUMENTAÇÃO ASSOCIADA:
O processo deve ser acompanhado com documentação pertinente, designadamente, e quando aplicável, registos fotográficos, fílmicos ou videográficos e sonoros, que contribuam para a devida caraterização documental da mesma manifestação. Esta documentação deve ser apresentada em suporte escrito (anexando o Anexo II – Documentação) e os ficheiros audiovisuais em suportes multimédia – pendrive; CD/DVD.

    1. INPCI_MODELO PARA ELABORAÇÃO DO ANEXO II – Documentação 

    Modelo em ficheiro Word para sistematização e caracterização da documentação a anexar ao pedido de inventariação, identificada no Anexo II à Portaria n.º 196/2010, de 9 de abril.

    2. O DOSSIER DE PEDIDO DE INVENTARIAÇÃO deve ser remetido, em suporte impresso e/ou em pendrive ou CD/DVD para:

      PATRIMÓNIO CULTURAL, I. P.
      Divisão de Inventário, Classificações e Arquivo
      Palácio Nacional da Ajuda (Ala Norte), 1349-021 LISBOA

      • CONSULTA DE PROCESSOS DE INVENTARIAÇÃO

      A consulta dos processos de inventariação de manifestações já inscritas no INPCI, ou ainda em fase de candidatura e análise, pode ser feita através da solicitação do seu envio por e-mail para [email protected] ou presencialmente no arquivo da Divisão de Inventário, Classificações e Arquivo, na seguinte morada: Palácio Nacional da Ajuda (Ala Norte), 1349-021 Lisboa.

      • CONSULTA PÚBLICA

      a. Consulta

      Os anúncios de Consulta Pública para efeitos de inscrição de manifestações no INPCI e respetiva documentação anexa serão objeto de divulgação na página eletrónica do PATRIMÓNIO CULTURAL I.P.

      Em alternativa à consulta púbica via internet, os interessados em consultar os processos poderão também fazê-lo presencialmente na Divisão de Inventário, Classificações e Arquivo, na seguinte morada: Palácio Nacional da Ajuda (Ala Norte), 1349-021 Lisboa.

      b. Participação através de Observação Pública:

        As observações públicas no âmbito da Consulta Pública deverão ser enviadas para o email: [email protected], integrando o processo em análise.

        As observações recebidas serão objeto de divulgação pública na página eletrónica do PATRIMÓNIO CULTURAL I.P.

        Skip to content