Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

European Archaeology Days

Apresentação


As Jornadas Europeias de Arqueologia ( JEA) são um evento organizado por cerca de 47 países europeus, incluindo Portugal.

A DGPC é a coordenadora nacional das JEA.

Desde 2010, o Ministério da Cultura francês confiou ao Institut national de recherches archéologiques préventives (INRAP) a coordenação e promoção das Jornadas Nacionais de Arqueologia (JNA).
Durante as JNA, todas as entidades ligadas à arqueologia mobilizam-se para dar a conhecer ao público os tesouros do património arqueológico e os bastidores da disciplina. Os arqueólogos, investigadores, institutos, universidades, museus e sítios arqueológicos, laboratórios, associações, centros de arquivo e autoridades locais são incentivados a organizar atividades inovadoras, originais e interativas para o público em geral.

Em 2019 as JNA que até aí se realizavam apenas em França passaram a incluir a Europa. Dezassete países participaram pela primeira vez.

Em 2020, as JNA passaram a ser as Jornadas Europeias da Arqueologia.

A abertura do evento à Europa manteve-se, com a participação de 28 países na edição de 2020 e cerca de 500 organizadores europeus diferentes.

As Jornadas Europeias de Arqueologia destinam-se a incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas +áreas ligadas à arqueologia a valorizarem o património arqueológico. Têm por base uma plataforma digital, journees-archeologie.fr, que pretende chamar a atenção do público para a multiplicidade e a diversidade dos patrimónios e das iniciativas relacionadas com a arqueologia na Europa. Visam ainda a promover a constituição de uma rede de intervenientes no domínio da arqueologia em todos os países membros do Conselho da Europa.

Os objetivos principais das JEA são:

  • sensibilizar os cidadãos europeus quanto à riqueza e à diversidade cultural da Europa;
  • aumentar a visibilidade da arqueologia junto dos diferentes públicos e dos meios de comunicação;
  • sensibilizar o público em geral e as autoridades políticas para a necessidade de proteção do património arqueológico;
  • permitir aos diferentes públicos a apreensão do mosaico das culturas europeias;
  • atrair novos públicos não habituados a visitar os locais onde se pratica a arqueologia;
  • promover junto do público toda a linha de intervenção da arqueologia, "desde a escavação até ao museu";
  • promover a partilha de conhecimentos entre os profissionais da arqueologia e os cidadãos europeus.

 

Nesse sentido, as JEA têm lugar anualmente no terceiro fim-de-semana de junho, em todos os países membros do Conselho da Europa.

Coordenação nacional: DGPC/DCI

Contacto: jea@dgpc.pt

O site das JEA


Jornadas Europeias de Arqueologia  | Final de junho

Nos dias 17, 18 e 19 de junho temos um encontro marcado com as Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA).

Esperamos ver muitos de vós neste evento, que hoje reúne mais de 47 países na Europa! 

Relembramos que até ao dia 17 de junho poderão registar-se e inserir os vossos eventos no site: https://journees-archeologie.fr/c-2022/lg-pt/Portugal/homepage-portugal

Para isso deverão entrar na Área para os Organizadores, localizada no canto superior direito do website e registar-se em Novo Participante / Quero Registar-me (mesmo que já se tenha registado em anos anteriores).

As JEA na Europa são coordenadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) e em Portugal, pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC) que lança o convite à participação de todas as entidades públicas ou privadas, colectivas ou individuais, que pretendam organizar iniciativas, exclusivamente, no âmbito da Arqueologia.

Às habituais iniciativas promovidas nestas datas, como visitas guiadas e livres; exposições; workshops e conferências, o programa deste ano, poderá incluir ainda visitas e exposições virtuais; apresentações online; filmes e videos em direto ou pré-gravados; podcasts; recursos para download e todo o tipo de iniciativas que poderão ser fruídas online.


O Programa das JEA poderá ser consultado em: https://journees-archeologie.fr/c-2022/lg-pt/Portugal/homepage-portugal. Neste
mesmo endereço, na área dos Organizadores poderá descarregar o guia prático e as instruções de utilização da identidade visual
JEA 202, cartazes genéricos e adaptáveis, flyers, folhetos, etc.

Sublinhamos que o carregamento atempado das iniciativas será indispensável para o sucesso das JEA.

Igualmente importante será toda a divulgação que essa entidade possa dar a esta iniciativa através dos variados meios ao seu dispor, tais como websites e páginas nas diversas redes sociais.

Esperamos vê-los nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2022 para a próxima edição das Jornadas Europeias de Arqueologia!

Contacto para informações -  jea@dgpc.pt