Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Projetos 02/22/2023

Participação da DGPC no novo Grupo de Trabalho Museus e Sustentabilidade da NEMO

No plano da cooperação internacional, a DGPC tem sido um parceiro ativo na rede europeia de organizações de museus, a NEMO, tendo coorganizado com a Câmara Municipal de Loulé a conferência anual desta organização, em 2022, naquele concelho algarvio. Nessa ocasião foi constituído o Grupo de Trabalho Museus e Sustentabilidade, cuja primeira reunião decorreu no dia 17 de fevereiro no Institut Royal du Patrimoine, em Bruxelas, em que a DGPC esteve representada. 

Do grupo de trabalho fazem parte representantes de organizações tão diversas como o Instituto de Investigação Museológica de Berlim, a Agência Flamenga do Património (FARO), as Associações de Museus da Irlanda, da Eslovénia, da Dinamarca e da Letónia, bem como o Museu Nacional do País de Gales e a Casa da História Europeia. A agenda dos trabalhos focou-se nos museus como ativadores da mudança num ambiente de emergência climática e crise de energia, apresentando casos concretos de desenvolvimento de estratégias e alterações nas infraestruturas e referenciais de conservação para fazer face ao contexto atual. 

A par das prementes questões motivadas pelas alterações climáticas, foi abordada uma visão abrangente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, articulando-os com os quatro valores fundamentais dos museus, explorados pela NEMO: valor económico, social, educativo e patrimonial. Na perspetiva de exploração das diversas vertentes da sustentabilidade, o projeto Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais, presentemente em desenvolvimento no quadro de uma parceria entre a DGPC e o Plano Nacional das Artes, constitui um contributo para o aprofundamento da componente social da sustentabilidade nos museus.