DIMS 2024

Prémios Nacionais de Arquitetura – FORMA 2023

Prémios Nacionais de Arquitetura – FORMA 2023

Encontra-se aberto até ao próximo dia 15 de março o período de candidaturas para a 2.ª edição dos Prémios FORMA – Prémio Nacional de Arquitetura em Portugal. O Património Cultural, I.P. é parceiro institucional desta iniciativa. 

Os Prémios FORMA, uma iniciativa da plataforma de arquitetura IF, tem como objetivo distinguir e promover o trabalho de arquitetos que contribuam para a criação e inovação na construção, para a qualidade na arquitetura e a valorização da paisagem e, consequentemente, para a qualidade de vida dos cidadãos.

Destina-se a premiar obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal que se distingam pela sua qualidade e singularidade. São atribuídos em 6 categorias diferentes, sendo uma destinada a jovens arquitetos até aos 40 anos.

As obras premiadas devem ser exemplos da qualidade arquitetónica, de uma boa integração na sua envolvente e na paisagem, de respeito pelos valores identitários existentes, atendendo também à sustentabilidade da construção, à eficiência energética e às questões relacionadas com o ambiente.

Categorias a concurso:

C1 – Habitação Unifamiliar (Pública e/ou Privada)

C2 – Habitação Coletiva (Pública e/ou Privada)

C3 – Equipamento Coletivo (Pública e/ou Privada)

C4 – Espaço Público

C5 – Reabilitação arquitetónica (Pública e/ou Privada)

C6 – Jovens Emergentes

Podem participar nos Prémios FORMA obras e conjuntos arquitetónicos que, em simultâneo tenham sido concluídos entre 16 de agosto de 2022 e 31 de dezembro de 2023 em todo o território de Portugal, sejam da autoria de arquitetos que estejam inscritos como membros efetivos da Ordem dos Arquitetos ou organismos equivalentes no país de origem e no caso da categoria “Espaço Público”, podem também participar, em autoria ou coautoria, arquitetos paisagistas inscritos na APAP ou organismos equivalentes no país de origem.

Calendário:

– Lançamento do Prémio – 4 de julho de 2023

– Pedidos de esclarecimentos – até 31 de janeiro de 2024 

– Resposta aos pedidos de esclarecimentos – até 16 de fevereiro de 2024

– Apresentação de candidaturas – até às 18h do dia 15 de março de 2024

– Período de avaliação das candidaturas – 16 de março a 19 de abril de 2024

– Publicação dos finalistas – 20 de abril de 2024

– Inauguração da exposição dos finalistas em Serralves – 18 de maio de 2024

– Cerimónia de entrega dos prémios – Auditório Serralves – 18 de maio de 2024 

Saiba mais AQUI.