Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Legislation 10/25/2022

DGPC inscreve «Saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho» como Património Cultural Imaterial

Foi publicado no Diário da República n.º 206/2022, Série II de 2022-10-25, páginas 78 - 78 o Anúncio n.º 229/2022 relativo à Inscrição da manifestação «Saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A DGPC reconhece desta forma que a construção do cavaquinho está ativa e é fundamental na reprodução de uma memória e de uma identidade regional e coletiva, que de forma dinâmica preserva a herança da música e dos instrumentos tradicionais portugueses.

O pedido de registo foi submetido pela Associação Cultural e Museu Cavaquinho, o qual resultou de um protocolo assinado, em 2014, entre esta Associação e a DGPC, e que previa o desenvolvimento de um projeto de investigação com vista ao registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Uma investigação que foi conduzida, entre 2014 e 2016, pela DGPC em estreita articulação com a Associação Cultural e Museu Cavaquinho e com os próprios construtores - dado serem estes os principais detentores dos saberes e práticas tradicionais de construção deste instrumento musical. Chegou-se assim à conclusão de que os saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho configuram uma atividade de carácter artesanal que se desenvolve em Portugal em ligação com as práticas musicais de matriz igualmente tradicional, tendo a produção deste instrumento musical conhecido novos ímpetos desde as últimas 2 décadas, quer em virtude da sua utilização em novos géneros musicais, quer da ampliação dos seus mercados para além do nacional.

Para saber mais