Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Visitas Guiadas 09/10/2016 - 09/10/2016

"Santuários e Territórios Sacralizados: de S. Torpes ao Cabo de S. Vicente"

O Museu Nacional de Arqueologia promove visitas guiadas no dia 10 de setembro, às 15h30 sob o tema Santuários e Territórios Sacralizados: de S. Torpes ao Cabo de S. Vicente por Ricardo Pereira, Lídia Fernandes e Filomena Barata


Os promontórios e as montanhas são, na Antiguidade, lugares comummente sujeitos a sacralização, pelas suas características imutáveis — são «cenários fixos» da paisagem —, pelo seu aspecto grandioso e imponente que sugere a eternidade, transcendendo a vida humana. Constituem pois, por essa permanência, marcos sacralizados da paisagem, moradas ou tronos dos deuses.

Não é, pois, de estranhar que, quer S. Torpes, quer o Cabo de S. Vicente, sejam identificados como os locais onde os Santos Mártires deram à costa, sacralizando, já sob a égide do Cristianismo, esses lugares.

Acompanhados por Ricardo Pereira, Lídia Fernandes e Filomena Barata ficaremos a conhecer um pouco melhor as geografias sagradas entre S. Torpes e S. Vicente, visitando as exposições "Memórias da praia de S. Torpes" e "Religiões da Lusitânia" no MNA.

Organization:
MNA/DGPC