Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Visitas Guiadas 16 de dezembro, às 13h45

Lisboa Cultura Visitas Comentadas, no âmbito do projeto Testemunhos da Escravatura - Memória Africana

No âmbito de Testemunhos da Escravatura - Memória Africana, projeto doGabinete de Estudos Olisiponenses, que faz parte de Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017, realiza-se a 16 de dezembro uma Lisboa Cultura - Visitas Comentadas aos Museu Nacional de Etnologia e Museu Nacional de Arqueologia.

O Museu Nacional de Etnologia coloca em destaque um objeto que evoca a escravatura. Este objeto, um dos raros exemplos existentes em Portugal de um “Grilhão” ou “Prisão de Escravos”, ilustra uma particular violência e desumanidade, pelo facto de, aprisionando conjuntamente punhos e tornozelos, resultar na sua imobilização e subjugação total do escravo.

O Museu Nacional de Arqueologia, por sua vez, conserva nas suas vastas e diversificadas coleções um notável conjunto de bens culturais que remetem quer para a presença de populações africanas no nosso território, quer para a presença portuguesa em África, em que a temática da escravatura negra assume particular relevância.


O percurso é feito de autocarro, sendo o ponto de encontro às 13h45, em Entrecampos, em frente ao edifício central da Câmara Municipal de Lisboa.

A entrada é gratuita, mediante inscrição para lisboa.cultural@cm-lisboa.pt ou 218 170 593.

A inscrição só pode ser feita para uma pessoa e um acompanhante, sendo que deve indicar sempre um contacto telefónico.

Organization:
MNA/MNA/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arqueologia e Museu Nacional de Etnologia Lisboa