Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Patente até 30 de abril

“Viagens” de António Vasconcelos Lapa

Inaugura no dia 17 de novembro, pelas 18h00 e estará patente ao público de18 de novembro a 30 de abril de 2023 a exposição temporária “Viagens” composta por 35 peças cerâmicas da autoria de António Vasconcelos Lapa.

Horário: Terça a domingo, das 10h00 às 18h00, última entrada às 17h30.

O título desta exposição, Viagens, foi escolhido por António Vasconcelos Lapa, para conferir unidade à imensa diversidade da sua obra cerâmica: painéis de azulejos, altos e baixos-relevos, peças tridimensionais de caretas risonhas, cabeças de animais, instalações que brotam dos espaços, árvores que se elevam, flora e faunas exóticas.

O visitante do museu fará uma “grande viagem” que tem início em 2001, com o nascimento do neto do ceramista, Vicente, a determinar uma viragem na sua expressividade artística, originando um mundo de fantasia, criação de um avô para alimentar a imaginação de um neto.

Feitas para serem tocadas, estas peças são lúdicas e multissensoriais, vibrantes, coloridas, produzindo sons, parecendo saídas de um conto infantil.

Num segundo momento estão as Viagens que Vasconcelos Lapa fez, ao longo dos últimos anos, a florestas tropicais no sudoeste asiático, com flora e faunas exuberantes a serem replicadas por peças cerâmicas.

Partindo do espaço controlado de uma das salas, a exposição prolonga-se depois por jardins, claustros e galerias do antigo convento da Madre de Deus, reinventando áreas nobres do museu, interpelando os visitantes e interferindo no circuito de visita.

Nesta exposição não há um percurso, há uma descoberta.

A viagem começa nas obras e perdura nas nossas memórias.

António Vasconcelos Lapa expõe desde 1984, com presença assídua em inúmeras exposições individuais e coletivas, estando também representado em diversas coleções, nacionais e estrangeiras.

Com larga experiência no campo da cerâmica, tapeçaria e tecelagem, foi professor do Curso de Cerâmica do IADE durante trinta anos.

Organization:
MNAz/DGPC
Local:
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa