Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Até 21 de maio de 2023

Exposição temporária Vida e Segredo Aurélia de Souza 1866-1922

Está patente até 21 de maio de 2023 no Museu Nacional Soares Reis (MNSR), a exposição temporária Vida e Segredo Aurélia de Souza 1866-1922.

Esta exposição evoca uma das mais marcantes mulheres do panorama artístico português, com um percurso de vida na passagem do século XIX para o século XX., tendo tido a ousadia de viajar para Paris para aí ter a possibilidade de contactar com os artistas mais consagrados do seu tempo.

A exposição, patente até 21 de maio, integra um programa evocativo, especialmente preparado por um conjunto de entidades para assinalar o primeiro centenário da morte da artista procurando-se potenciar e disseminar o conhecimento sobre a sua vida e, sobretudo, sobra a sua obra.

Contando o MNSR com um significativo número de obras da artista na sua coleção, esta exposição permitirá ainda o cruzamento com outras coleções públicas e privadas, proporcionando uma apresentação mais ampla da obra de Aurélia de Souza.

Comissariada por Maria João Lello Ortigão de Oliveira e com o mecenato da Fundação BPI la Caixa, organiza-se por um percurso dividido em quatro grandes temas: Vidas (o retrato); Espaços (o intimismo); Temas (pluralidade de géneros) e Cores (autorretrato e autorrepresentação). Eles abrangem, dentro dos limites físicos de um espaço museal, o mundo visível de uma mulher artista tão radical quanto secreta.

Horário

3ª feira a domingo | 10h00-18h00

ENTRADA 3 EUR*

*gratuito aos domingos das 10h00 às 14h00 para residentes em Portugal

Organization:
MNSR/DGPC
Local:
Museu Nacional Soares dos Reis, Porto