Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Patente ao público

Exposição O Poder da Paisagem. Olhar uma Paisagem e Pensar no Mundo

Inaugura no dia 1 de abril, às 16h00, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu a  Exposição O Poder da Paisagem. Olhar uma Paisagem e Pensar no Mundo.

Esta exposição apresenta 125 obras, maioritariamente da coleção do Museu, que estavam em reserva e outras que regressaram recentemente, depois de terem estado expostas no Palácio da Cidadela, em Cascais, desde 2014. Para além destas obras, a exposição integra também minerais da coleção do Museu, que se encontram em depósito no Museu do Quartzo. Como também tem sido habitual expomos também obras convidadas, neste caso 5, pertencentes a uma coleção privada da cidade. 

O tema da paisagem é transversal nas coleções do Museu Nacional Grão Vasco. Desde as pinturas de Vasco Fernandes, apesar de nelas ainda estar remetida à condição de cenário religioso ou quotidiano, até às pinturas naturalista, do início do séc. XX, onde a paisagem adquire forte reconhecimento e prestígio. 

A exposição está organizada em 5 núcleos temáticos que apresentam o encontro ativo entre a Natureza e o Homem e a forma como este foi registado pelos pintores de diferentes épocas. Pode também percorrer esta exposição de uma forma diferente: através de uma visita sensorial a paisagens tão poderosas quanto a nossa imaginação. 

É este percurso fascinante que o Museu Nacional Grão Vasco oferece aos visitantes.

Organization:
MNGV/DGPC
Local:
Museu Nacional Grão Vasco, Viseu