Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Até 31 de março

Exposição | "Il Fanatico per la Musica. O Conde do Farrobo e o Teatro das Laranjeiras"

Está patente no Teatro Thalia, até 31 de março a exposição Il Fanatico per la Musica. O Conde do Farrobo e o Teatro das Laranjeiras desenvolvida pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência com a colaboração de alguns museus tutelados pela  DGPC, através do empréstimo de peças, designadamente, do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, do Museu Nacional dos Coches, do Museu Nacional da Música e do Museu Nacional do Traje.

Na efeméride da passagem dos duzentos anos da construção do primeiro Teatro das Laranjeiras, conhecido como Teatro Thalia apenas desde o final de Oitocentos, pretende-se homenagear a memória do seu fundador, Joaquim Pedro Quintela, Conde do Farrobo, com uma exposição no recinto do mesmo teatro, hoje recuperado graças a um notável projeto contemporâneo de Gonçalo Byrne, em associação com os arquitetos Diogo Lopes e Patrícia Barbas.

Dada a posição dominante do Conde do Farrobo nas primeiras décadas do Constitucionalismo Português, cujos duzentos anos se comemoram ao longo deste ano, a exposição não só apresenta as suas origens e ligações familiares, mas também a sua militância política na defesa do Liberalismo e o seu inegável contributo na promoção das indústrias e das artes e o seu destacado papel no mecenato artístico, em especial da Música, da Ópera e do Teatro, mas também das artes visuais, tanto na esfera pública como na privada.

Para tal, a mostra conta com um acervo de cerca de 70 peças provenientes de diversos museus e bibliotecas nacionais e de coleções particulares, nomeadamente dos descendentes da família Quintela.

Com esse conjunto de testemunhos artísticos e literários foi montada uma narrativa que pretende ilustrar as diversas facetas da vida desse personagem: o defensor da causa constitucional, o mecenas nas artes e na música e o industrial visionário.

São comissários da exposição Fernando António Baptista Pereira, museólogo e Presidente da Faculdade de Belas Artes, e José Norton, biógrafo de Joaquim Pedro Quintela.

A organização e montagem da exposição contou com a colaboração de professores e alunos da Faculdade de Belas-Artes e, ainda, de estudantes finalistas da Escola António Arroio.

A exposição, organizada pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência, contribuirá para a oferta cultural da cidade de Lisboa, ao dirigir-se prioritariamente ao grande público, mas não deixará de ter valor didático para a população estudantil dos diferentes graus de ensino.

Ao longo da sua vigência, a exposição contará com visitas guiadas, colóquios, conferências e miniconcertos musicais e de dança.

Exposição com o o alto patrocínio do Senhor Presidente da República.

12 de janeiro de 2023
Oradoras: Raquel Cabeças e Margarida Elias
Conferência O Palácio e o Teatro das Laranjeiras: notas de uma investigação em curso

Organization:
Secretaria-Geral da Educação e Ciência
Local:
Teatro Thalia, Lisboa