“Água minha, por onde andas?” – Mosteiro de S. Bento de Cástris promove projeto de mediação cultural com a comunidade pré-escolar
Para aproximar a comunidade escolar do património cultural e divulgar a importância do mesmo nas regiões, promovendo a sensibilização e a divulgação de boas práticas para a defesa e valorização do património cultural arquitetónico, arqueológico e imaterial, o Mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora, integrado na Divisão Teodemirvs – Tesouros da Herança Cultural Portuguesa, do PC, I.P., está a promover a iniciativa intitulada “Água minha, por onde andas?”.
No total, 41 crianças entre os 3 e os 6 anos do Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, em Évora, são convidadas a conhecer a importância da água na Terra e de que formas, ao longo do tempo, foi potencializado este recurso hídrico, captado, conduzido, armazenado e distribuído através de um património a que chamamos hidráulico.
Os objetivos deste projeto de Mediação Cultural com a comunidade pré-escolar são: (1) dar a conhecer e valorizar manifestações do património natural e cultural, reconhecendo a necessidade da sua preservação; (2) identificar diversos elementos do património hidráulico; (3) manifestar comportamentos de preocupação com a conservação da natureza, respeito pelo ambiente e pelo património natural e cultural; e (4) desenvolver uma atitude crítica e interventiva em relação ao mundo que nos rodeia.
A iniciativa terá quatro atividades associadas que se realizarão ao longo do percurso da água, desde a Visita ao Mosteiro de S. Bento de Cástris até ao Templo Romano de Évora.
Visita ao Mosteiro de S. Bento de Cástris – 10 fevereiro
Na primeira atividade, que se realizou a 10 de fevereiro, as crianças visitaram o Mosteiro de S. Bento de Cástris onde fizeram o reconhecimento do caminho da água em S. Bento de Cástris através do seu património hidráulico. Ficaram a saber mais sobre nascentes, visitaram a Fonte dos Embrechados, o tanque da Cerca Menor e a nora, o poço e as caleiras de rega das hortas. De seguida foram convidadas a desenhar a fonte do claustro. Por fim deixaram São Bento de Cástris com o Aqueduto da Água da Prata, logo ali ao lado.
FOTOGALERIA
Fotos
PC, IPPróximas atividades:
10 de março – Passeio pelo aqueduto de Évora (grupo A).
11 de março – Visita a São Bento de Cástris (grupo B).
29 de abril – Passeio pelo Centro Histórico: Mãe de água, fontes e chafarizes (grupo A).
30 de abril – Passeio pelo Centro Histórico ao longo do Aqueduto. (grupo B).
19 de maio – Templo Romano (grupo A).
20 de maio – Templo Romano (grupo B).