Cerimónia de reabertura da Biblioteca de Arqueologia
A Biblioteca de Arqueologia (BA) sita no Palácio Nacional da Ajuda, ala Norte, reabre ao público na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, após intervenção de requalificação. Trata-se da maior Biblioteca do país na sua especialidade, que reúne fundos documentais do Instituto Arqueológico Alemão (IIA) e do Património Cultural, Instituto Público (PC, IP).
A cerimónia de reabertura terá lugar no dia 25 de fevereiro, às 18h00, integrada nas comemorações do 71º aniversário da Delegação de Madrid do Instituto Arqueológico Alemão e conta com a presença de responsáveis da Embaixada da República Federal da Alemanha, da Delegação de Madrid do IIA e do PC, IP.
Na ocasião estará patente uma mostra bibliográfica sobre os trabalhos do IIA em Portugal, com ênfase no legado do arquiteto e arqueólogo alemão Theodor Hauschild (1929-2024), que foi diretor do IIA em Lisboa entre 1980 e 1994.
Fundada em 1973, a BA foi cedida ao Estado português em regime de comodato em 1999, aquando da extinção da Delegação do IIA em Lisboa. Até ao seu encerramento forçado em maio de 2023, provocado pelo colapso das estantes, registava uma média de 1500 consultas/ano. O prestigiado Instituto Arqueológico Alemão assumiu, como mecenas, a substituição das estantes danificadas.
Contemplando cerca de 110.900 registos bibliográficos nas suas bases online, a Biblioteca de Arqueologia do PC, IP é a maior Biblioteca especializada em Arqueologia do país, funcionando também como Polo de Investigação do IIA em Lisboa. Atualmente estão em tratamento biblioteconómico cerca de 1.300 novas obras provenientes das doações de Theodor Hauschild e Michael Blech.