Nota de pesar Professor Victor S. Gonçalves (1946 – 2024)

Nota de pesar Professor Victor S. Gonçalves (1946 – 2024)

O Património Cultural, IP manifesta o seu pesar pelo desaparecimento de Victor S. Gonçalves, endereçando à família e amigos, à UNIARQ e à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a toda a comunidade arqueológica, sentidos pêsames por esta perda.

Victor S. Gonçalves (1946 – 2024) foi arqueólogo, pré-historiador, investigador e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de que era Professor catedrático emérito jubilado. Dedicou-se diligentemente, durante mais de meio século, ao estudo das sociedades camponesas da Pré-História recente, no Neo-Calcolítico, no Centro e Sul de Portugal, tanto nos territórios da vida, como nas paisagens da morte. Trabalhou no Alentejo, no Algarve e na Estremadura, tendo dirigido mais de 150 intervenções arqueológicas de escavação e prospeção e publicado mais 200 referências bibliográficas, incluindo mais de duas centenas de artigos e 15 livros.

Destacou-se no ensino superior da Arqueologia, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também fundou e dirigiu a UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, criando e estruturando graus académicos especializados, ministrando dezenas de disciplinas, ensinando milhares de alunos e orientando dezenas de teses de mestrado e doutoramento.

Trabalhou na academia, mas também trabalhou na comunidade, em múltiplas colaborações com municípios e museus, de que resultaram trabalhos de investigação, mas também de divulgação, como as inúmeras exposições que dirigiu e em que colaborou.

Sendo certo que não há Património Cultural sem conhecimento, o Património arqueológico muito deve a Victor S. Gonçalves que agora nos deixa, legando-nos tanto do saber que produziu e que nos permite e permitirá viajar pelas nossas antas, megálitos e povoados, de olhar mais limpo e coração mais cheio.

 
Skip to content