Visita Guiada a duas maquetes da autoria de Eduardo Nery

Visita Guiada a duas maquetes da autoria de Eduardo Nery

𝐄𝐱𝐩𝐨𝐬𝐢çã𝐨 | 𝐌𝐚𝐪𝐮𝐞𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐀𝐫𝐪𝐮𝐢𝐭𝐞𝐭𝐮𝐫𝐚𝐌𝐚𝐪𝐮𝐞𝐭𝐞𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐂𝐨𝐦𝐩𝐨𝐧𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨

A exposição “Maquetas de Arquitetura – Maquetas como componente de projeto” patente no Círculo da Arquitetura pretende mostrar a importância da execução de maquetas no desenvolvimento dos projetos de arquitetura e de planeamento, sobretudo numa época em que não havia recursos informáticos.

Sábado, 16 de novembro de 2024, 15 horas

Dra.ª Maria da Graça Nery

Alto-relevo em espelho, Loja VARIG, Lisboa

Materiais: aglomerado de madeira,  cartão,  vidro  espelhado.
Escala: 1:15 Dimensões: 33x12x49 cm
Descrição maqueta: maqueta de alto-relevo com espelhos recortados e aplicados com diferentes inclinações.
Autor maqueta: artista plástico Eduardo Nery.

Descrição projeto: alto-relevo com espelhos quadrados, colados sobre volumes de madeira em cunha, inclinados em quatro direções diferentes, dando lugar a uma visão caleidoscópica e cinética de todas as imagens refletidas por estes espelhos. A obra foi construída de acordo com a maqueta exposta. O painel foi desmontado em 2004 e oferecido pelo autor ao Museu Municipal Amadeo Souza Cardoso, em Amarante, onde se encontra atualmente.
Autor projeto: painel de azulejos: artista plástico Eduardo Nery (1979/1980), arquitetura de interiores: arquiteto Nuno Santos Pinheiro.
Entidade detentora: PC,IP/SIPA:  Espólio  de  Eduardo Nery: Coleção de objetos

Painel de azulejos, Museu da Água, Lisboa

Materiais: acrílico transparente, guache, papel
Escala: 1:10 Dimensões: 46x33x7 cm
Descrição maqueta: maqueta de pormenor em dupla face executada com pequenos quadrados de papel pintado a guache colados sobre acrílico transparente.
Autor maqueta: artista plástico Eduardo Nery.
Descrição projeto: painel em forma de tríptico intitulado “Água”, constituído  por  636 azulejos  colados  com silicone sobre três vidros temperados, na frente e verso. A base deste painel encontra-se imersa num espelho de água cujo fundo se encontra revestido com espelhos cinzentos sobre os quais existem 10 azulejos soltos. Agraciada com o Prémio Municipal de Azulejaria “Jorge Colaço”, da Câmara Municipal de Lisboa, em 1987, esta obra, originalmente integrada no Museu da Água dos Barbadinhos, foi reinstalada, em 2010, no átrio de entrada do novo edifício do Laboratório Central da EPAL, no recinto dos Olivais (projeto do arquiteto Gonçalo Byrne.
Autor projeto: painel de azulejos: artista plástico Eduardo Nery (1986), Autor arquitetura: arquiteto Mário Varandas Monteiro.
Entidade detentora: PC,IP/SIPA:  Espólio  de  Eduardo Nery: Coleção de objetos

SINOPSE

Pretende-se revisitar, nesta visita guiada, duas das obras de arte, inseridas na arquitetura, mais significativas do legado do artista plástico Eduardo Nery à cultura portuguesa. Eduardo Nery [ 1938-2013] desenvolveu vasta atividade profissional nos campos da pintura, desenho, gravura, fotografia, tapeçaria, azulejaria, vitral, mosaico, porcelana, relevos murais em cerâmica e em betão, design de grades metálicas e de pavimentos urbanos e, ainda, projetos de cor para fachadas em conjuntos arquitetónicos.

O  espólio  de  Nery, depositado no Forte de Sacavém, contém imenso e diversificado conjunto de documentos e abarca  grande  parte  da  sua  produção  artística:  documentação textual (10 ml), fotografias (140 mil), desenhos,  esboços  e  esquemas  preparativos  de  obras (8 mil),  maquetas de obras de arte (6) inseridas na arquitetura ou no espaço público, bem  como  a  vasta correspondência,  publicações em que participou durante a sua longa e prolífica carreira,  documentação  impressa  e uma  grande  coleção  de  recortes de  jornais e folhetos.

Irei proporcionar, igualmente nesta visita, uma visão privilegiada sobre o Homem/Artista visual Eduardo Nery e os meandros da sua criação artística.

Maria da Graça Nery | Out. 2024

Exposição | Maquetes de Arquitetura – Maquetes como Componente de Projeto

18 maquetas do acervo SIPA/Forte de Sacavém encontram-se em exposição pública no Círculo de Arquitetura/CâmaraMunicipal de Oeiras.

🕑 O Círculo da Arquitetura está aberto da 14h às 19h, de terça a sábado. 

A visita guiada é gratuita, mediante inscrição prévia através do endereço de email [email protected].

A exposição está patente até ao dia 14 de dezembro.

Círculo da Arquitetura, Rua Sacadura Cabral, N. º61, Dafundo, OEIRAS

 
Skip to content