Exposição evocativa da Feira das Colheitas no Mosteiro de Arouca

Exposição evocativa da Feira das Colheitas no Mosteiro de Arouca

Chama-se “Ora, Cantate et Labora!” e evoca os oitenta anos da Feira das Colheitas, celebrando a tridimensionalidade da cultura arouquense: espiritualidade, lavoura e festa. Para ver no Mosteiro de Santa Maria de Arouca até dia 26 de outubro.

Com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, a exposição foi especialmente concebida para os claustros, sala do capítulo e cozinha do Mosteiro. Resgata aos arquivos e acervos locais fotografias históricas da Feira das Colheiras, iconografias e iluminuras da antiga biblioteca do Mosteiro, antigos instrumentos de trabalho, textos do cancioneiro de Arouca, entre outros.

Na cozinha, os curadores projetam uma grande “natureza morta”, representativa do tecido produtivo arouquense e símbolo da abundância do antigo Mosteiro de Arouca.

Coube à fotógrafa Lucília Monteiro assinar as fotografias contemporâneas inéditas do trabalho do campo e uma coleção de retratos de grande formato de dezasseis agricultores arouquenses. As paisagens sonoras foram criadas por Ivo Brandão. O desenho de luz é de Miguel Ângelo.

“Ora, Cantate et Labora!” é organizada pelo Município de Arouca e Cooperativa Agrícola de Arouca, com o apoio do Património Cultural, I.P., Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, Associação Geoparque Arouca e CCDR Norte.

 
Skip to content