“Acervo Epistolar do Arquivo Leisner” em exposição em Proença-a-Nova
A partir de 6 de setembro, Proença-a-Nova recebe a exposição documental “Acervo Epistolar do Arquivo Leisner”. A mostra, da responsabilidade do Património Cultural, I.P. e apresentada pela primeira vez em Lisboa, em 2016, por ocasião do Workshop “O Arquivo Leisner e os arquivos históricos da Arqueologia Portuguesa”, reúne um conjunto de painéis que integram imagens documentos e fotografias, testemunhos do percurso científico do casal de arqueólogos alemães, em Portugal.
A exposição documental chega agora a Proença-a-Nova, no âmbito das atividades do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova 2024.
O arquivo Leisner, à guarda do Património Cultural, I.P. em regime de comodato, por cedência do Instituto Arqueológico Alemão, integra um caderno de campo que documenta a presença de Georg Leisner e, possivelmente, de Vera Leisner, em Proença-a-Nova, em 1945, entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro. O objetivo, há 79 anos, era a identificação de novas sepulturas megalíticas (antas).
Por outro lado, o município de Proença-a-Nova terá sido o mais pesquisado pelo casal Leisner na província da Beira Baixa, com o acréscimo de um número significativo de novas descobertas megalíticas, que se devem em exclusivo a estes investigadores.
As antas do Cabeço da Anta, do Cão do Ribeiro, do Cimo do Vale Alvito e da Moita da Galinha, descobertas por Georg Leisner e Vera Leisner, são ainda hoje objeto de investigação continuada, no âmbito das campanhas do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova, que com esta mostra presta homenagem ao casal de arqueólogos alemão.
“Acervo Epistolar do Arquivo Leisner” inaugura às 18h00, no Posto de Turismo de Proença-a-Nova e pode ser visitada até ao dia 30 de setembro.