Mosteiro de Santa Clara-a-Velha apresenta Exposição Virtual dedicada à obra de “Mestre Pêro”
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra, apresenta mais uma exposição virtual, agora dedicada ao notável escultor do século XIV, Mestre Pêro. A mostra resulta do trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Virtualização do Mosteiro.
Entre as muitas esculturas recuperadas durante as escavações arqueológicas no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, integram a exposição virtual aquelas que estão atribuídas à renomada oficina coimbrã de Mestre Pêro. A estas peças, junta-se outra, cedida pelo Museu Nacional Machado de Castro, que se sabe ter tido origem no Mosteiro de Santa Clara de Coimbra.
Mestre Pêro surge na história portuguesa por vontade da Rainha Isabel de Aragão, que o traz para a sua corte e o incumbe de executar o seu monumento funerário, assim como, o da sua neta, a infanta D. Isabel. Ambos os sarcófagos estiveram resguardados no Mosteiro de Santa Clara de Coimbra. Contudo, no século XVII, foram levados pela comunidade religiosa para o novo Mosteiro, hoje conhecido como Santa Clara-a-Nova, onde se encontram na atualidade.
A arte atribuída a esta oficina é conhecida pelas suas caraterísticas ímpares na modelação pormenorizada das peças em pedra de Ançã.
Visite a exposição virtual “Mestre Pêro” AQUI.