Laboratório de Arqueociências apresenta trabalho de digitalização 3D de esqueletos

Laboratório de Arqueociências apresenta trabalho de digitalização 3D de esqueletos

No próximo dia 5 de julho, o Laboratório de Arqueociências (LARC) marca presença no III Encontro de Investigação em Veterinária na Faculdade Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, em Lisboa. Dulce Ferreira, Sónia Gabriel e Marina Igreja apresentam o trabalho de digitalização 3D de esqueletos de exemplares animais em idade pediátrica, provenientes da coleção de referência osteológica do LARC, num trabalho desenvolvido em parceria com a Lusófona.

As coleções de referência são uma ferramenta fundamental na comparação e identificação dos materiais arqueológicos. A reconstrução em 3D, em particular na Zooarqueologia, além de garantir a salvaguarda destas coleções, oferece um recurso inestimável para a comparação e identificação no contexto do ensino e da investigação, ao permitir a possibilidade de gerar e aceder a esqueletos virtuais com movimento, identificação e descrição de elementos anatómicos e a apresentação de ferramentas digitais para estudos osteométricos.

O III Encontro de Investigação em Veterinária na Faculdade Medicina Veterinária da Universidade Lusófona decorre no Auditório Agostinho da Silva, entre as 9h00  e as 18h00, e pretende promover a colaboração científica entre docentes e alunos e a divulgação de projetos de investigação.

 
Skip to content