Tongobriga recebe exposição de fotografia
No próximo dia 8 de junho, às 16h00, é inaugurada no Auditório da Área Arqueológica do Freixo – Tongobriga, Marco de Canaveses, a exposição resultante do 8º Concurso de Fotografia “Ilustre Amarantino”, dedicado, nesta edição, ao pintor, escultor e professor Acácio Lino. Patente até dia 6 de julho.
A mostra coletiva reúne 18 obras premiadas em torno do artista português, natural de Amarante, que se destacou na pintura naturalista e histórica.
Em exposição estarão imagens do fotógrafo António Cunha, vencedor da oitava edição, António Tadim e Paulo Fernandes, com o segundo e terceiro lugares, respetivamente, e ainda dos fotógrafos Abílio Mendes, Fernando Fortes e João Vaz, distinguidos com menções honrosas.
Promovido pela União de Freguesias de Amarante e pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, o Concurso Ilustre Amarantino já homenageou Teixeira de Pascoaes, Eduardo Teixeira Pinto, Amadeo de Souza-Cardoso, António Lago Cerqueira, António Carneiro, António Cândido, Agustina Bessa-Luís e agora Acácio Lino.
Acácio Lino (1878-1956)destacou-se como autor de pintura naturalista e histórica, mas também pintou retrato e temas religiosos. As suas telas podem ser encontradas em museus e outras entidades, públicas e privadas, em todo o país. Também passou pela escultura, com destaque para o busto de Soares dos Reis, tendo ainda dedicado 36 anos ao ensino.
São as várias facetas da vida e obra de Acácio Lino que a exposição de Fotografia “Ilustre Amarantino” homenageia, para ver em Tongobriga, a partir do dia 8 de junho, com o apoio do Património Cultural, I.P. e Associação de Amigos de Tongobriga.
Entrada livre.