EEA Grants Programa Cultura | Centro Cultural Costeiro de Sesimbra abre ao público

EEA Grants Programa Cultura | Centro Cultural Costeiro de Sesimbra abre ao público

No próximo dia 25 de maio, abre ao público um novo espaço de conhecimento sobre o mar e as tradições da pesca na Vila de Sesimbra. O Centro Cultural Costeiro representa um investimento de mais de um milhão de euros, com financiamento do Programa Cultural dos EEA Grants, operado pelo Património Cultural, I.P. A cerimónia está agendada para as 10h30 e conta com a presença do Património Cultural I.P. e da Câmara Municipal de Sesimbra.

Durante os três anos de implementação, o Centro Cultural Costeiro juntou às atividades de reabilitação de um edifício centenário, classificado como imóvel de interesse público, eventos comunitários de divulgação do rico património marítimo local.

Neste contexto, foi estabelecida uma ampla colaboração com parceiros nacionais e internacionais. Com o Museu Marítimo Norueguês, a Universidade Ártica da Noruega e associações de pesca locais foram promovidas atividades de reforço de práticas sustentáveis na indústria pesqueira e relações bilaterais entre Portugal e a Noruega.

Novo ponto de valorização da identidade da vila, no coração de Sesimbra, o Centro Cultural Costeiro é um dos seis projetos desenvolvidos no âmbito da Call #1 do Programa Cultura, operado pelo Património Cultural, I.P. O aviso de concurso “Desenvolvimento local através da Salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro” propôs, entre 2021 e 2024, conservar e reabilitar Património Cultural Costeiro, classificado ou em vias de classificação, e a sua revitalização para as comunidades locais.

SOBRE OS EEA GRANTS

O que são os EEA Grants? Os EEA Grants (também Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – MFEEE) são um mecanismo financeiro plurianual criado com o Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE). Este acordo permite o acesso da Islândia, da Noruega e do Liechtenstein ao mercado único da União Europeia. Como contrapartida, estes três países (países doadores) comprometem-se a apoiar Estados-Membros da UE com maiores desvios do PIB per capita em comparação com a média da União (países beneficiários).

Para que servem os EEA Grants? Os EEA Grants financiam projetos que reduzam disparidades sociais e económicas no EEE e que reforcem as relações bilaterais entre países beneficiários e países doadores. Este mecanismo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento económico e social dos países beneficiários.

Que áreas são financiadas pelos EEA Grants? Os EEA Grants financiam projetos nas áreas (designados Programas):

  • Da Cultura – Património Cultural, I.P., em parceria com a Direção-Geral das Artes;
  • Do Crescimento Azul – Direção-Geral das Políticas do Mar;
  • Do Ambiente – Secretaria-Geral do Ambiente;
  • Da Conciliação e Igualdade de Género – Comissão para a Igualdade de Género;
  • Dos Cidadãos Ativ@s – Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
 
Skip to content