Jornadas Europeias de Arqueologia
2025
13, 14 e 15 de junho
As Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) convidam o público a olhar para o passado e a explorar os vestígios materiais das sociedades desde a Pré-história. Na Europa, são 47 os países que se associam às celebrações, através da organização dos mais diversos eventos.
Coordenadas a nível europeu pelo Institut National de Recherches archéologiques Préventives (INRAP) e, em Portugal, pelo Património Cultural, I.P., durante as Jornadas Europeias de Arqueologia todas as entidades ligadas à arqueologia são convidadas a mobilizar-se para dar a conhecer ao público os tesouros do património arqueológico e os bastidores da arqueologia e chamar a atenção para a necessidade da salvaguarda do património arqueológico, e para a oportunidade, única, que o Passado nos oferece para a construção de um presente mais justo, harmonioso e sustentável.
Vivemos num tempo particularmente difícil à escala mundial. Neste sentido, o Património Cultural, I.P. junta-se às Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) em 2025 sugerindo como tema “O Mundo inteiro em cada um de nós”.
Este tema tem um propósito muito claro: mostrar a todos que a humanidade – como somos, o que somos e o que fazemos – resulta da troca milenar entre genes, culturas e saberes. Somos fruto da diversidade biológica e cultural. Mas é nessa diversidade que somos, afinal, todos iguais; porque todos temos O mundo inteiro em cada um de nós! Convidamos o público a olhar para o Passado e a captar esta mensagem nas diversas atividades propostas em todo o país.
Neste contexto, o Património Cultural, I.P., em Portugal, desafia arqueólogos, investigadores, institutos, universidades, museus, sítios arqueológicos, laboratórios, associações, centros de arquivo, entidades públicas e privadas a organizar atividades inovadoras, originais e interativas para o público em geral.
Apelamos à participação de todos, na expectativa de que as Jornadas Europeias de Arqueologia 2025 voltem a ser um sucesso, mas, mais que isso, cumpram os seus grandes objetivos:
– sensibilizar os cidadãos europeus para o passado comum que há em cada um de nós, humanos;
– sensibilizar os diferentes públicos para a diversidade cultural da humanidade;
– aumentar a visibilidade da arqueologia junto dos diferentes públicos e dos meios de comunicação;
– sensibilizar o público e as autoridades políticas para a necessidade de proteção do património arqueológico;
– atrair o público aos locais onde se pratica arqueologia (os sítios arqueológicos) e onde se produz e divulga o conhecimento sobre o passado (museus, laboratórios, centros de investigação);
– promover junto do público toda a linha de intervenção em arqueologia, i.e., da escavação ao museu;
– promover a partilha de conhecimentos entre os profissionais de arqueologia e os cidadãos.
Contamos mais uma vez com a colaboração de todos os agentes no terreno!
ACEITE O NOSSO CONVITE
FAÇA DOWNLOAD DO KIT DE COMUNICAÇÃO
INSIRA A ATIVIDADE NA PLATAFORMA DE DIVULGAÇÃO
Tem dúvidas? Fale connosco!
[email protected]
