
DIM | Dia Internacional dos Museus NEM| Noite Europeia dos Museus
Apresentação
O Dia Internacional dos Museus é uma efeméride de grande tradição para o mundo dos museus, tendo a sua celebração tido início em 1977, por iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus. Em 2014, cerca de 35.000 museus de 100 países de todos os continentes participaram nas comemorações desta data.
A Noite dos Museus foi uma iniciativa proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, recebendo igualmente o apoio do ICOM.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), na sequência do trabalho desenvolvido pelo Instituto Português de Museus (IPM) e do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), empenha-se em que estas datas sejam motivo de celebração em todo o País e que envolvam o maior número de museus portugueses, nomeadamente os integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM).
Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão
Dia Internacional dos Museus 2020
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2020, que decorreram a 18 de maio, o ICOM apresentou o tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão", com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais.
Hoje em dia, muitas são as disparidades que podem ocorrer dentro dos museus e entre estes e os seus visitantes, relacionadas com os mais diversos fatores: origem étnica, género, orientação e identidade sexual, origem socioeconómica, nível de educação, capacidade física, ideias políticas e crenças religiosas. Tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens. Atendendo, por um lado, aos constrangimentos impostos pela pandemia então em vigor (Covid 19), e, por outro, à reabertura dos museus a 18 de maio, a Direção-Geral do Património Cultural convidou os espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus a associarem-se a estas comemorações, nomeadamente através da partilha de iniciativas que pudessem ser divulgadas on-line e, também, de atividades presenciais.
(No que respeita à Noite dos Museus, tendo em conta as características muito específicas do evento e as limitações impostas pela pandemia ainda vigente, a DGPC não promoveu a comemoração prevista para o dia 16 de maio).
Em resultado, 350 iniciativas integraram o programa geral de atividades divulgado pela DGPC, tendo sido possível contar com a colaboração de 103 entidades de 53 concelhos do país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Os museus como plataformas culturais – museus e cidadania
Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus (18 de maio) 2019
Em 2019, as comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus realizaram-se a 18 de maio, sob o tema “Os museus como plataformas culturais – museus e cidadania”.
Numa sociedade sujeita a constantes transformações, os museus são plataformas culturais que, para além da sua missão de colecionar, conservar, comunicar, investigar e expor, devem proporcionar aos visitantes as oportunidades de criar, compartilhar e interatuar.
Os espaços museológicos assumem-se hoje como parte integrante de uma rede mundial e, simultaneamente, como pontos focais para as comunidades em que estão inseridos, e neste sentido, têm um importante papel na transposição das necessidades e opiniões das populações do seu território para um contexto global.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) convidou os espaços museológicos que integram a Rede Portuguesa de Museus a juntarem-se a estas comemorações através da realização de iniciativas no âmbito do tema apresentado, destacando a sua responsabilidade enquanto plataformas culturais que privilegiam a interação com as respetivas comunidades.
A larga adesão a este convite, proporcionou ao público um vasto e diversificado programa de atividades o qual, como habitualmente, foi divulgado e promovido pela DGPC.
Assim, em 2019, realizaram-se 660 atividades (448 relativas ao Dia Internacional dos Museus e 212 à Noite dos Museus), organizadas por 101 instituições de 56 concelhos do país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos
Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e Noite Europeia dos Museus (19 de maio) 2018
Em 2018, o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus celebraram-se a 18 e 19 de maio respetivamente, sob o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Tendo em conta a rede global de conexões que caracteriza o mundo em que vivemos, o ICOM, através deste tema, procurou salientar a importância da aproximação dos museus aos vários setores da sociedade e lançar o debate sobre o papel que as novas tecnologias podem desempenhar na consecução desse objetivo.
A digitalização das coleções, a presença de elementos multimédia nas exposições ou o hashtag, são apenas alguns dos recursos disponíveis para interpretar e apresentar os diversos acervos, e para alcançar novas minorias, grupos étnicos ou instituições locais de uma sociedade em constante transformação.
À semelhança dos anos anteriores, a Direção-Geral do Património Cultural convidou as instituições que integram a Rede Portuguesa de Museus a associarem-se a ambos os eventos, promovendo igualmente a divulgação do programa geral de atividades.
Como resultado, em 2018, realizaram-se 601 iniciativas (421 relativas ao Dia Internacional dos Museus e 180 à Noite dos Museus), organizadas por 88 espaços museológicos distribuídos por 54 concelhos do território continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Museus e Histórias Controversas. Dizer o Indizível em Museus.
Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e Noite Europeia dos Museus (20 de maio) 2017

Em 2017, o ICOM definiu para o Dia Internacional dos Museus o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, como mote para uma reflexão diferenciada do papel destes espaços nas comunidades e na sociedade em geral.
São os museus locais que albergam histórias controversas? As comunidades de profissionais, estudiosos e amigos dos museus estão preparadas e disponíveis para debater estas problemáticas que, no passado e na atualidade, são fraturantes na sociedade? E o tratamento destes temas pode contribuir para um maior enraizamento dos museus na comunidade e para incrementar o seu papel na sociedade?
Em Portugal, esta abordagem teve como preocupação tornar os equipamentos museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus mais conhecidos, mais próximos e ativos, aprofundar a sua ligação com os visitantes e envolver novos públicos em torno do conhecimento das coleções e da salvaguarda e valorização do património cultural.
No sábado, 20 de maio, celebrou-se mais uma Noite dos Museus, iniciativa lançada em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França. Nesta ocasião, os museus portugueses organizaram múltiplas atividades – espetáculos de teatro e dança, intervenções musicais, performances, visitas guiadas e encenadas, entre outras -, convidando os visitantes a usufruírem, no período noturno, de experiências culturalmente enriquecedoras.
Este ano integraram estes eventos, 84 espaços museológicos, distribuídos por 46 concelhos do país, através da realização de 588 atividades dirigidas a diferentes públicos (375 no Dia dos Museus e 213 na Noite dos Museus), verificando-se um aumento significativo em relação ao ano anterior.
Museus e Paisagens Culturais
Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e Noite Europeia dos Museus (21 de maio) 2016

Em 2016, o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus realizaram-se nos dias 18 e 21 de maio respetivamente, sob o tema Museus e Paisagens Culturais, proposto pelo ICOM Internacional.
A escolha deste tema teve como principal objetivo promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. A responsabilidade de zelar pela sua proteção e valorização cabe também aos museus, designadamente através da interpretação do património, do território e da paisagem, da transmissão deste conhecimento e da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na sua conservação, valorização e enriquecimento.
A Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional do evento, convidou todos os espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus a juntarem-se a estas duas iniciativas.
Em resultado, 80 museus, palácios e monumentos, inseridos em 48 localidades e 46 concelhos, realizaram cerca de 450 atividades. Deste total, 157 correspondem a iniciativas integradas na comemoração da Noite dos Museus.
Museus para uma sociedade sustentável
Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e Noite Europeia dos Museus (16 de maio) 2015
Nos dias 16 e 18 de Maio comemoraram-se, respetivamente, a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, contando com o envolvimento de numerosas instituições em Portugal.
O tema proposto pelo ICOM para 2015 - Museus para uma sociedade sustentável- teve como objetivo promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, garantindo o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.
A Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional do evento, convidou todos os espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus a juntarem-se a estas duas iniciativas.
Assim, em 2015, 70 museus participaram com cerca de 430 atividades muito diversas,promovendo experiências apelativas e fora da oferta habitual; destas atividades, mais de 140 realizaram-se na Noite dos Museus, permitindo ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, através de uma programação especialmente organizada para aquele ambiente e horário específicos.
Museus: As Colecções criam Conexões
Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e Noite Europeia dos Museus (17 de maio) 2014
O tema definido pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus em 2014 - Museus: as coleções criam conexões - recorda-nos que os Museus são instituições vivas que ajudam a criar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo.
Como habitualmente, a Direção-Geral do Património Cultural participou ativamente na organização do Dia e da Noite dos Museus, dinamizando um conjunto variado de atividades e iniciativas nos seus museus e palácios nacionais, e articulou com os espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus a celebração destas datas, procurando afirmar o papel das instituições museológicas na vida cultural e na dinamização das comunidades em que estão inseridos.
Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social
Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus (18 de maio) 2013
O Comité Consultivo do ICOM propõe o tema do Dia Internacional dos Museus com o objectivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.
Em 2013, o tema que norteou as comemorações do Dia Internacional dos Museus foi: Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social.
A riqueza e diversidade das coleções, estudadas, preservadas e expostas nos museus, em articulação com a vitalidade e criatividade que têm caracterizado o sector dos museus nos últimos anos, constituem os principais ativos deste sector. Reconciliar a conservação dos acervos, missão tradicional dos museus, com a criatividade necessária para divulgação de espaços e coleções, e captação e fidelização de públicos – este é o caminho que os museus estão a percorrer, seguros que a sua presença e atividade podem constituir-se como um importante elemento de transformação da sociedade num sentido construtivo.
O tema do Dia Internacional dos Museus 2013 procurou conciliar de forma dinâmica diversos pilares definidores dos museus contemporâneos, chamando a tenção para a natureza universal das instituições museológicas e para o seu impacto positivo nas comunidades. Esta conjugação de conceitos sintetiza a complexidade da missão e objetivos dos museus, sinalizando que estes estão destinados a contribuir para o desenvolvimento social.
Museus num Mundo em Mudança. Novos desafios, Novas Inspirações.
Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e Noite Europeia dos Museus (19 de maio) 2012
Em 2012, celebrou-se o 35º aniversário da comemoração do Dia Internacional dos Museus.
O tema proposto para 2012 foi Museus num Mundo em Mudança. Novos desafios, novas inspirações.
Para as celebrações do 18 de Maio de 2012, o ICOM sugeriu cinco pontos relevantes para auxiliar na estruturação dos programas a desenvolver nesta ocasião:
- O papel dos museus na “nova sociedade”. Os Museus desempenham um papel fundamental no desenvolvimento através da educação. Eles são testemunhos do passado e guardiões dos tesouros da humanidade para as gerações futuras.
- A Sustentabilidade ambiental. Defensor do desenvolvimento sustentável e verdadeiro laboratório de boas práticas, o museu procura cada vez mais reduzir o seu impacto sobre o meio ambiente.
- Como Usar o Passado para Construir o Futuro? Os museus contribuem para a transmissão do património junto das gerações futuras e estabelecem um vínculo permanente com o passado graças a mensagens que têm impacto universal.
- Os Novos media. Os museus recorrem e tiram partido das novas tecnologias de comunicação.
- A Inovação. Os museus procuram inovar para responder às mudanças sociais e às expectativas dos seus visitantes.
Museus e Memória
Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e Noite Europeia dos Museus (14 de maio) 2012
O mês de Maio é marcado por duas importantes celebrações: a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus.
A 14 de Maio, realizou-sea 7ª edição da Noite dos Museus, uma proposta do Ministério da Cultura e da Comunicação de França iniciada em 2005, a qual se têm juntado sobretudo os museus da Europa, incluindo os portugueses.
O Dia Internacional dos Museus, iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se desde o ano de 1977 a 18 de Maio, com actividades muito diversificadas, este ano sob o tema Museu e Memória.
Associando-se às celebrações, o ICOM Portugal organizou no dia 8 de Março as IX Jornadas ICOM dedicando-as ao tema “Museus e Memória: Os objectos contam a nossa história”. [http://www.icom-portugal.org]
Museu e Memória – A memória é apanágio dos museus desde sempre. Os museus guardam memória/memórias. Constroem memória, despertam-na, informam-na, acrescentam-na, aprofundam-na, filtram-na, seleccionam-na, valorizam-na. As colecções e patrimónios, conceitos cada vez mais amplos, estão associados a memórias individuais e colectivas. Ajudar a interpretar, a compreender e a tornar acessíveis memórias ligadas a objectos, documentos, imagens, testemunhos orais e outros tantos suportes é, sem dúvida, tarefa quotidiana dos museus.
O ICOM sugere alguns tópicos para pensar o tema “Museus e Memória”:
- preservação e acesso a colecções e a documentação;
- história do museu: qual é o objecto do museu?
- memória esquecida;
- relação memória, comunidade e identidade, incluindo identidade familiar;
- contributo cultural de África para o mundo
Evolução dos públicos do Dia e da Noite dos Museus (consulte: anexo pdf. )