Saltar para o conteúdo principal da página

Programa Cultura

<

O Espaço Económico Europeu (EEA) é composto pelos Estados Membros da União Europeia e 3 países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Islândia, Liechtenstein e Noruega, que partilham o mesmo Mercado Interno.

Em maio de 2018, a Direção-Geral do Património Cultural foi designada operador do programa Cultura, tendo como parceiro do programa a Direção Geral das Artes.

O programa Cultura visa o fortalecimento da cooperação cultural em Portugal, designadamente tendo em vista apoiar projetos que promovam o desenvolvimento social e económico através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural.

Objetivos

O Progama Cultura visa promover:

  • Património Costeiro - Reabilitação e a requalificação do património cultural costeiro móvel, imóvel e imaterial;

  • Património Subaquático - Salvaguarda, proteção, conservação, monitorização e disseminação de bens arqueológicos, e a sua devolução às comunidades locais;

  • Património Cinematográfico - Acessibilidade, de forma a contribuir para uma melhor compreensão das tradições e identidades nacionais;

  • Projetos Culturais e Artísticos - Mobilização de profissionais de artes, recursos culturais e produções artísticas no território nacional (áreas de baixa densidade populacional).