Saltar para o conteúdo principal da página

Notícias

Nova data de submissão para candidaturas ao Património Cultural Costeiro


Submissão de candidatura ao aviso de Património Cultural Costeiro


Cerimónia Pública de assinatura do contrato de financiamento do Projeto “FILMar: Digitalização do Património Cinematográfico”


Abertura das Travel Grants - Património Cultural Costeiro


Cultura: Alargamento do prazo do Aviso de Concurso#1 e alterações de documentos


Lisboa recebe sessão de esclarecimentos para o Património Cultural Costeiro


Programa Cultura realizou Sessões de Esclarecimento por todo o País


Região Centro recebe sessões de esclarecimentos para o Património Cultural Costeiro


Alentejo recebe sessão de esclarecimentos para o Património Cultural Costeiro


Açores recebe sessões de esclarecimentos para o Património Cultural Costeiro


Algarve recebe sessão de esclarecimentos para o Património Cultural Costeiro


Norte recebe sessões de esclarecimentos para o Património Cultural Costeiro


Funchal recebe sessão de esclarecimentos para o Património Cultural Costeiro – EEA Grants 2014-2021


Encontro Matchmaking On Board Meeting do Programa Cultura


Programa Cultura abre Avisos de Concurso para o Património Cultural Costeiro e para as Artes


Participa no "On Board Meeting"


Em breve abertura de concurso - Património Cultural Costeiro


3ª Reunião do Comité de Cooperação do Programa Cultura


Lançamento do Programa Cultura


Os EEA Grants marcaram presença nas regiões do Alentejo e do Algarve


2ª Reunião do Comité de Cooperação do Programa Cultura

9/11/2018

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), Operador de Programa da Cultura, realizou a 8 de novembro de 2018, no Palácio Nacional da Ajuda, a 2.ª reunião do comité de cooperação do programa Cultura (EEA Grants 2014-2021).

Foram abordadas questões relativas à construção do programa com o parceiro nacional, a Direção-Geral das Artes (DGARTES),  e os parceiros de programa dos países doadores, a Directorate for Cultural Heritage (RA) e a Arts Council Norway, para além de outros elementos das várias entidades com assento no Comité, como a Embaixada da Noruega, o Gabinete da Ministra da Cultura, o Ponto Focal Nacional e a Cinemateca.

Dos temas em agenda destacam-se: as Regras de Procedimento do Comité de Cooperação, a conclusão da Concept Note, a definição dos próximos passos na implementação do programa e as atividades propostas para o fundo de relações bilaterais.

O encontro contou também com uma breve apresentação sobre o projeto (em execução) do Laboratório do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), visto integrar este programa como um projeto pré-definido.

No período da tarde, foram realizadas visitas guiadas ao Forte de São Jorge de Oitavos e ao Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, ambas relacionadas com o património costeiro, outra das componentes do programa Cultura.

Seminário de Operadores de Programa – Cooperação Cultural, Oslo 2018

19/10/2018

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2018, teve lugar, em Oslo, o Seminário de Operadores de Programa sobre Cooperação Cultural “Seminar for Programme Operators - Cultural Cooperation”, organizado no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico EuropeuEEA Grants 2014-2021.

O Arts Council Norway, responsável pela organização do evento, no qual estiveram presentes 30 participantes de 10 estados diferentes, permitiu a partilha de experiências com os estados beneficiários sobre a preparação e implementação dos seus respetivos programas.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), marcou presença em representação do programa “Cultura” de Portugal, juntamente com o seu parceiro, a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

O evento foi essencialmente dedicado às questões relacionadas com a cooperação cultural e utilização do Fundo Bilateral, e contou com a apresentação de comunicações específicas sobre a cooperação cultural com o Liechtenstein e com a Islândia.