Saltar para o conteúdo principal da página

Notícias

Os EEA Grants marcaram presença nas regiões do Alentejo e do Algarve


2ª Reunião do Comité de Cooperação do Programa Cultura

9/11/2018

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), Operador de Programa da Cultura, realizou a 8 de novembro de 2018, no Palácio Nacional da Ajuda, a 2.ª reunião do comité de cooperação do programa Cultura (EEA Grants 2014-2021).

Foram abordadas questões relativas à construção do programa com o parceiro nacional, a Direção-Geral das Artes (DGARTES),  e os parceiros de programa dos países doadores, a Directorate for Cultural Heritage (RA) e a Arts Council Norway, para além de outros elementos das várias entidades com assento no Comité, como a Embaixada da Noruega, o Gabinete da Ministra da Cultura, o Ponto Focal Nacional e a Cinemateca.

Dos temas em agenda destacam-se: as Regras de Procedimento do Comité de Cooperação, a conclusão da Concept Note, a definição dos próximos passos na implementação do programa e as atividades propostas para o fundo de relações bilaterais.

O encontro contou também com uma breve apresentação sobre o projeto (em execução) do Laboratório do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), visto integrar este programa como um projeto pré-definido.

No período da tarde, foram realizadas visitas guiadas ao Forte de São Jorge de Oitavos e ao Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, ambas relacionadas com o património costeiro, outra das componentes do programa Cultura.

Seminário de Operadores de Programa – Cooperação Cultural, Oslo 2018

19/10/2018

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2018, teve lugar, em Oslo, o Seminário de Operadores de Programa sobre Cooperação Cultural “Seminar for Programme Operators - Cultural Cooperation”, organizado no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico EuropeuEEA Grants 2014-2021.

O Arts Council Norway, responsável pela organização do evento, no qual estiveram presentes 30 participantes de 10 estados diferentes, permitiu a partilha de experiências com os estados beneficiários sobre a preparação e implementação dos seus respetivos programas.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), marcou presença em representação do programa “Cultura” de Portugal, juntamente com o seu parceiro, a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

O evento foi essencialmente dedicado às questões relacionadas com a cooperação cultural e utilização do Fundo Bilateral, e contou com a apresentação de comunicações específicas sobre a cooperação cultural com o Liechtenstein e com a Islândia.