Saltar para o conteúdo principal da página

Cooperação Bilateral

O programa Cultura é desenvolvido em cooperação com a Direção-Geral do Património Cultural da Noruega (Norwegian Directorate for Cultural Heritage) e com o Conselho Oficial de Artes da Noruega (Arts Council Norway).

A Direção-Geral do Património Cultural da Noruega contribui com a experiência em gestão do património cultural, com ênfase na reabilitação e promoção do património costeiro. O Arts Council Norway promove relações entre entidades artísticas, especialistas e conselhos de artes.

A cooperação e o intercâmbio cultural entre os Estados Doadores e Portugal serão reforçados pelas parcerias esperadas da Call 1 e pelas parcerias obrigatórias da Call 2. Nos Projetos Pré-Definidos, esta cooperação já foi estabelecida.

A cooperação bilateral com os parceiros dos projetos é encorajada e será avaliada no processo de seleção. Os parceiros países dos doadores devem ser incluídos no desenvolvimento dos projetos, e as suas despesas são abrangidas nos seus orçamentos.

O Projeto Pré-Definido 1 impulsionará a formação, as boas práticas e a investigação em Portugal, através da cooperação com as entidades estatais doadoras, nomeadamente o Museu Marítimo de Oslo, já envolvido na fase inicial deste projeto e com tarefas programadas em território português.

O Projeto Pré-Definido 2 irá desenvolver uma retrospectiva cinematográfica em cooperação com o como Instituto Norueguês de Cinema (Norwegian Film Institute) e a Biblioteca Nacional da Noruega (Norwegian National Library).

O fundo para as relações bilaterais é de 100.000 € e apoiará a realização de seminários, viagens, visitas de estudo, ações de formação, workshops e eventos com participação de Portugal e dos países doadores.