Saltar para o conteúdo principal da página

Biblioteca do Museu Nacional dos Coches

Normas referentes à utilização da Biblioteca no âmbito da Pandemia COVID-19

 O MNC/BMNC informa que, com o intuito de proporcionar aos seus leitores um serviço mínimo de acesso ao acervo documental, irá assegurar a leitura presencial com serviços condicionados e limitações decorrentes das medidas de restrição e contenção do COVID-19, devendo o acesso obedecer às orientações da Direção Geral de Saúde.

Condições de Acesso

1.      De modo a respeitar as recomendações de distanciamento social, o número de leitores/investigadores a trabalhar em simultâneo na sala de leitura será reduzido, devendo para este feito, ser efetuada a marcação prévia da sua deslocação.

2.       A lotação da sala de leitura está condicionada ao número máximo de 3 lugares em simultâneo, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.

3.       A consulta presencial requer obrigatoriamente pedido de marcação prévia, para um dos seguintes emails (preferencialmente para os 2 em simultâneo):

-  ( ceciliamourao@mncoches.dgpc.pt ) Cecília Mourão

-  ( helenaafonso@mncoches,dgpc.pt ) Helena Afonso

4.       A BMNC remeterá uma resposta, indicando o dia em que o leitor/investigador pode ser recebido nas instalações.

Consulta

1.       O acesso às estantes com o acervo deixará, temporariamente, de ser livre e direto.

2.       A requisição de obras deve ser feita antecipadamente, pelo leitor/investigador devendo ser indicados os dados pessoais, o objetivo da pesquisa e o âmbito da investigação.

3.       O item anterior não invalida, no entanto, que os leitores/investigadores possam solicitar alguma obra de que precisem aquando da sua presença na sala de leitura.

4.       Após a consulta das obras, estas deverão ser deixadas pelo leitor/investigador nas mesas de consulta.

5.       Depois de consultadas, as obras ficarão sujeitas a um período de quarentena.

 

Normas de Utilização

1.       A ficha de leitor será preenchida por um dos funcionários, na presença do leitor/investigador, com a data e o nome do mesmo.

2.       As fotocópias deverão ser feitas pelo leitor/investigador, desde que estes estejam munidos de luvas aquando da sua utilização. No final de cada utilização, a fotocopiadora será higienizada pela equipa de limpeza do MNC.

3.        A reprodução digital, com material do próprio leitor/investigador, poderá continuar a ser efetuada.

Normas de higienização

1.       Os leitores/investigadores terão de vir munidos de máscaras faciais, dado que a sua utilização é obrigatória durante a sua presença na BMNC e em todo o Museu.

2.       É obrigatória a higienização das mãos com solução antissética de base alcoólica, disponibilizada pela BMNC, à entrada e à saída das suas instalações.

3.       Sempre que o leitor/investigador se ausente temporariamente da sala de leitura e a ela regresse terá, obrigatoriamente, de voltar a desinfetar as mãos.

4.       Os funcionários da BMNC comprometem-se a garantir que será efetuada a higienização regular dos espaços e dos materiais.

5.       Os leitores deverão levar para a sala de leitura os materiais essenciais para a pesquisa que irão efetuar estando totalmente vedada a entrada de livros pessoais.

Nota

Agradecemos aos nossos leitores a melhor compreensão e o cumprimento das novas regras de acesso à Biblioteca do Museu Nacional dos Coches de modo a podermos manter o nosso serviço aberto com segurança para todos.


Biblioteca

A Biblioteca do Museu Nacional dos Coches tem um acervo bibliográfico especializado em Meios de Transporte, Equitação, Arte Equestre, História, História de Arte, Conservação e Restauro e Museologia.

A biblioteca é acessível ao público em geral, embora mais vocacionada para utilizadores internos, investigadores, estudantes de diversos graus de ensino e áreas de estudo académico ou profissional.

Acervo

O acervo reúne cerca de 6.000 títulos que incluem monografias, catálogos de exposições, catálogos de leilões, publicações periódicas e reservados.

O catálogo bibliográfico pode ser consultado em: http://bibliotecas.patrimoniocultural.pt/

Serviços disponíveis

Leitura de presença, mediante marcação prévia.

Serviço de fotocópias: os utilizadores dispõem da possibilidade de lhes serem fornecidas fotocópias.

É permitido o uso de máquina digital.

Regulamento

Leia o Regulamento (conforme o original, validado e assinado pelo Diretor-Geral da DGPC, Eng.º Bernardo Alabaça) para conhecer em pormenor as condições gerais de acesso e utilização.

Tabela de preços

Consulte a Tabela de Preços para conhecer os valores da reprodução de documentos praticados pela Biblioteca.

Informações gerais:

Contactos

Cecília Mourão (responsável pela Biblioteca)
Tel.: (00351) 210 732 312
Email: ceciliamourao@mncoches.dgpc.pt

Helena Afonso
Tel.: (00351) 210 732 312
Email: helenaafonso@mncoches.dgpc.pt

Horário

De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Encerra aos fins-de-semana, feriados nacionais e feriado municipal de Lisboa.

Localização

Avenida da Índia, n.º 136
1300-300 Lisboa


Acessos

Autocarros: 28 - 714 - 727 - 729 - 751
Elétrico: 15
Comboio: Cais do Sodré - Cascais (Estação de Belém)
Barco: Trafaria - Belém e Cacilhas – Belém