Saltar para o conteúdo principal da página

Arquivo do Forte de Sacavém (SIPA)

O Arquivo de Património Arquitetónico da DGPC encontra-se instalado no Forte de Sacavém, um edifício construído no século XIX, no âmbito da conceção do Campo Entrincheirado de Lisboa (1899-1926). Em 1998, o Prédio Militar n.º 4 de Loures foi afeto ao Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território (MEPAT) para ser utilizado pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), sofrendo obras de adaptação à instalação do arquivo da DGEMN, no local desde 05 de janeiro de 1999, dando continuidade à sistematização da organização do arquivo iniciada cinco anos antes, em 1994.

A documentação produzida institucionalmente testemunha 78 anos de intervenção em edifícios e monumentos, que fazem parte da nossa identidade e com os quais nos identificamos.

Existem, ainda, 36 espólios incorporados por doação ou em regime de comodato. Envolvem o trabalho de inúmeras personalidades incontornáveis da história da arquitetura e do design português do século XX.

No site www.monumentos.gov.pt existe a possibilidade de pesquisar a documentação digitalizada existente neste arquivo.

Para mais pesquisas, mantemos um serviço de atendimento ao público, quer de documentação digital, quer de documentação analógica.

Informações gerais

Localização

Forte de Sacavém
Rua Reduto do Monte Cintra
2685-141 LSacavém

Horário

Documentação digital – todas as quartas-feiras, das 9:30 às 17:00, mediante marcação

Documentação analógica – de segunda a sexta, mediante marcação

Contactos

Telefone: 219427781 / 219427780

e-mail: sipa@dgpc.pt