Saltar para o conteúdo principal da página

Capela de São Luís - detalhe

Designação

Designação

Capela de São Luís

Outras Designações / Pesquisas

Igreja de São Luís; Ermida de São Luís / Ermida de São Luís(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

-

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Évora / Vila Viçosa / Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu

Endereço / Local

Largo do Outeiro do Ficalho
Vila Viçosa

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

-

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
A capela de São Luís encontra-se situada a Este do centro antigo de Vila Viçosa, no sopé do Outeiro do Ficalho, no designado Largo do Capuchos onde se impõe o recinto da Praça de Touros. Nas proximidades do templo, mais a Este, encontra-se o grande Convento de Nossa Senhora da Piedade dos frades capuchos, frades estes que irão dar o nome ao largo.
Apresentando uma planta retangular de pequena dimensão, com cabeceira voltada a Norte, a capela tem adossada, do lado poente, um muro com portão e, do lado nascente, uns edifícios de arquitetura vernacular de grande simplicidade formal, um dos quais correspondendo à antiga sacristia.
A campanha de obras ocorrida neste edifício durante o século XIX, introduziu diversas modificações, nomeadamente ao nível da fachada onde foi aplicado um revestimento azulejar polícromo em tons de castanho e amarelo. Ao centro do frontispício abre-se um portal em mármore de verga arquitravada verificando-se, sobre a empena triangular, uma sineira com sino em bronze. Lateralmente, as pilastras em massa que marcam os cunhais são coroadas por pináculos sobre pedestal, atualmente pintados em tons de azul e branco.
O interior é de nave única coberta por abóbada de meio canhão estucada e pintada com motivos florais. As paredes são decoradas com azulejos coloridos de motivos estilizados, igualmente datáveis do século XIX. O pavimento de mármore em xadrez corresponde, supostamente, ao original sendo no entanto o altar-mor já uma obra da centúria de Oitocentos de gosto neoclássico. Neste altar é possível observar ao centro uma imagem de São Luís, Rei de França, tendo nas laterais a imagem setecentista de São Tomás de Aquino e a de São José com o Menino já de época moderna.
História
A pequena Capela de São Luís foi fundada em 1560 tendo inicialmente sido utilizada como capela privada de D. António Gouveia, fidalgo da Casa de Bragança e secretário do Duque D. Teodósio I. Este edifício estaria, originalmente, inserido numa propriedade que D. António possuía na região (ESPANCA, 1975).
No topo da sacristia existiu, até 1858, uma varanda destinada aos notáveis da terra. Deste local privilegiado era possível assistir às largadas de touros que se faziam no Largo dos Capuchos por ocasião do arraial celebrado todos os anos no dia 1 de setembro. Atualmente continua a realizar-se, no segundo fim de semana de setembro, a "Festa dos Capuchos" em honra de Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos.
Catarina Oliveira/GIF/IPPAR/2006. Atualizada por Maria Ramalho/DGPC/2016 com a colaboração de Helder Soeiro/C.M.V.V.

Imagens

Bibliografia

Título

Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)

Local

Lisboa

Data

1978

Autor(es)

ESPANCA, Túlio